Categorias: Nas Notícias

GNR em missão na Grécia resgata 71 migrantes

Os militares da Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR em missão na Grécia resgataram hoje de madrugada um total de 71 migrantes em dois locais diferentes do mar Egeu.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana refere que o primeiro resgate ocorreu durante uma ação de patrulhamento em que os militares da UCC detetaram uma embarcação de borracha que se encontrava à deriva e sem capacidade de navegação por estar sem combustível.

Segundo a GNR, a bordo desta embarcação seguiam 48 migrantes, 14 dos quais crianças, 10 mulheres e 24 homens, tendo o resgate acontecido às 05:00 de hoje.

Os militares da GNR distribuíram aos migrantes águas e produtos alimentares, uma vez que apresentavam sinais de desidratação, e as 48 pessoas foram transportados, em segurança, para o porto de Pythagorio e entregues às autoridades gregas, que aprenderam a embarcação de borracha.

A corporação precisa também que entre os tripulantes estavam duas mulheres grávidas, tendo sido uma delas encaminhada para o hospital por ser encontrar mais débil.

A GNR acrescenta que, três horas depois deste resgate e durante uma ação de vigilância junto à costa, os militares da UCC foram alertados, por uma embarcação da NATO que também se encontra a operar na área, para a possibilidade de existência de uma embarcação de borracha com migrantes a bordo.

Aquela força de segurança refere que os militares deslocaram-se para o local indicado e realizaram o resgate de 24 pessoas, duas das quais crianças com 25 dias e três anos, sete mulheres, uma grávida de nove meses, e quinze homens, um dos quais paraplégico.

Após o resgate, os migrantes foram transportados para o porto de Chios, onde as crianças, a mulher grávida e o homem paraplégico foram assistidos por profissionais de saúde, e a embarcação de borracha apreendida.

Os militares da UCC, em missão na Grécia no âmbito da missão da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (FRONTEX), realizaram este ano mais de 985 patrulhas, detetaram cerca de 240 embarcações e auxiliaram 2.372 migrantes.

Esta missão tem a finalidade de prevenir, detetar e reprimir ilícitos relacionados com a imigração ilegal, tráfico de seres humanos e outros crimes transfronteiriços, contribuindo a GNR, juntamente com a Polícia Marítima, para o empenhamento de Portugal na salvaguarda de vidas humanas no mar Egeu.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: home

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias