Categorias: Nas Notícias

Gaia é a segunda Câmara mais endividada mas tem obras em catadupa

Anuário financeiro dos municípios coloca a Câmara Municipal de Gaia no segundo lugar das mais endividadas do país, mas o vice-presidente da autarquia, Firmino Pereira, garante que a situação financeira do município permanece “estável”. As dívidas ascendem a 263 milhões de euros, mas as máquinas não param: estão em curso em Gaia obras no valor de “100 milhões de euros”.

Os números da dívida da Câmara Municipal de Gaia, inscritos no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, não deixam margem para dúvida: trata-se do segundo município com maior dívida, apenas superado pela capital. Gaia deve 263 milhões de euros.

Mas estes dados não preocupam o vice-presidente Firmino Pereira. Pelo contrário. O autarca, que participava numa visita a uma obra de requalificação da marginal, aponta uma “situação financeira estável” e sustenta que os investimentos são feitos “em prol do desenvolvimento” local.

Firmino Pereira destaca o “esforço de contenção” que a autarquia gaiense tem feito nos últimos anos e lembra que o município conseguiu amortizar 23 milhões de euros em em 2010 e 25 milhões em 2011.

Por outro lado, o vice-presidente da Câmara de Gaia lembra que a dívida não pode ser dissociada da capacidade de gerar receitas. “É errado estabelecer uma comparação entre a dívida de Gaia e a de municípios com menor dimensão. Gaia tem uma capacidade de gerar receita muito superior e há municípios que devem menos, mas que têm recursos limitados”, realça.

A justificação para o elevado endividamento reside em obras de cariz social, que o município tem levado a cabo nos últimos anos. Segundo Firmino Pereira, “70 por cento da dívida deve-se a quatro mil habitações sociais” construídas pela Câmara Municipal. “Se não as tivéssemos construído, teríamos uma dívida muito mais baixa. Mas teríamos também 4000 agregados a viver em situações precárias”, acrescenta o vice-presidente.

E em termos de obras a Câmara de Gaia continua imparável. O município tem empreitadas em curso estimadas em “100 milhões de euros”, entre as quais a requalificação da orla costeira, que está em fase final. Já com concurso aberto está a requalificação das encostas do Douro. Outros projetos, em diversas freguesias de Gaia, vão avançar, indiferentes à dívida e ao momento de contenção económica.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias