Fraudes e delitos económicos trazem em outubro especialistas internacionais a Angola

Especialistas internacionais de vários países, entre eles do Brasil, são aguardados em outubro próximo, em Luanda, onde vão analisar e discutir os principais fraudes e delitos económicos e sua forma de prevenção, no quadro do atual contexto de Angola.

O evento, promovido pela World Compliance Association – Capítulo Angola (WCA-CA), em parceria com o Instituto Superior de Ciências Criminais e Polícias (ISCCP), surge no quadro da transição política e da mudança do ambiente de negócios que Angola pretende.

Representantes da Polícia Federal do Brasil (ligados ao processo “Lava Jato”), da União Europeia (UE), com destaque para a Alemanha, da WCA-CA, Polícia Nacional de Angola, Procuradoria Geral da República (PGR) e dos Serviços de Investigação Criminal (SIC) são os principais oradores da conferência, que prevê acolher 500 participantes.

A decorrer a 23 e 24 de outubro, a 1.ª Conferência Internacional sobre Fraudes e Delitos Económicos em Angola vai despertar a sociedade sobre a necessidade de uma maior abertura e credibilização do ambiente de negócios no país, no quadro da “compliance”, ferramenta que joga um papel importante no cumprimento normativo dentro das organizações, disse a Presidente da WCA.

Numa conferência de imprensa, realizada terça-feira, em Luanda, no quadro dos preparativos do evento, Andrea Moreno referiu que a iniciativa vai permitir ajudar Angola a reforçar os mecanismos de prevenção e investigação de fraudes e delitos económicos.

Por outro lado, vai permitir adotar medidas fundamentais nos setores público e privado para precaver os crimes económicos mais comuns, como a fuga ao fisco e a exportação ilícita de capitais, fraudes nos seguros, branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, fraudes em meios eletrónicos e subtração de dados bancários, entre outros.

No encontro com os jornalistas, o diretor-adjunto do ISCCP, Andrewwyong Inaculo, referiu que, nos últimos anos, tende a aumentar em Angola a cultura de denúncia por parte da população para crimes económicos.

“A denúncia de crimes económicos tende a estar equilibrada com os de natureza comum. No contexto atual, notamos que os cidadãos participam cada vez mais crimes de natureza económica”, disse o oficial da polícia, sem avançar números.

Na conferência serão debatidos, entre outros, temas como “O Papel do Serviço de Investigação Criminal (SIC) na Prevenção de Fraudes e Delitos Económicos”, “A Procuradoria Geral da República (PGR) na Investigação de Fraudes Económicas” e “Tipos de Delitos Económicos – Uma Visão Internacional”.

As técnicas de investigação de fraudes, o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo, a fuga ao fisco e exportação ilícita de capitais, fraudes em meios eletrónicos e subtração de dados bancários, a importância do “compliance” no contexto de desenvolvimento social e económico das empresas em Angola, investigações corporativas e “compliance”, os esforços do Parlamento Europeu no combate aos delitos económicos, são outros temas agendados.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: Angola

Artigos relacionados

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias