Nas Notícias

França pede “respeito” a Itália após manifestação de apoio a coletes amarelos

A ministra dos Assuntos Europeus de França, Nathalie Loiseau, pediu hoje “respeito” ao Governo de Itália, depois de na segunda-feira os dois vice-primeiros-ministros italianos terem manifestado apoio ao movimento dos ‘coletes amarelos’.

“Penso que a prioridade do Governo italiano é tratar do bem-estar do povo italiano, não estou certa de que interessar-se pelos ‘coletes amarelos’ tenha algo a ver com o bem-estar do povo italiano”, disse a ministra a jornalistas em Bruxelas.

“Ouvi muitas vezes o Governo italiano pedir respeito pela forma como governa Itália. Esse respeito é-lhe devido, como é devido a qualquer país, sobretudo quando somos vizinhos, aliados e amigos”, acrescentou.

Loiseau fez estas declarações à chegada a Bruxelas para uma reunião com os homólogos europeus. Questionada sobre se vai abordar a questão com o representante italiano na reunião, a ministra respondeu: “Falamos muito frequentemente, de muitas coisas, portanto naturalmente vamos falar disso também”.

Os dois líderes políticos do governo populista de Itália manifestaram na segunda-feira apoio aos ‘coletes amarelos’ de França, embora condenando a violência que marcou algumas das manifestações no país.

“Coletes amarelos, não desistam!”, escreveu o vice-primeiro-ministro e líder do movimento 5 Estrelas (M5S), Luigi di Maio, num texto publicado no blogue do partido.

O outro vice-primeiro-ministro italiano, o líder da Liga (nacionalista), Matteo Salvini, afirmou por seu turno numa nota: “Apoio os cidadãos honestos que protestam contra um presidente que governa contra o seu povo”.

Milhares de pessoas envergando coletes amarelos têm-se manifestado em França desde 17 de novembro, um protesto que inicialmente exigia a suspensão de um novo imposto sobre os combustíveis e acabou por se ampliar a uma série de outras reivindicações.

Algumas dessas manifestações degeneraram em violência, com automóveis e contentores de lixo incendiados e confrontos com as forças policiais, que fizeram pelo menos 10 mortos e centenas de feridos.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias