Categorias: Nas NotíciasPaís

Fitch melhora previsão para o PIB e para o défice este ano

A agência de notação financeira Fitch melhorou hoje as suas previsões para a economia portuguesa, este ano, para um crescimento de 1,9 por cento e para um défice de 0,1 por cento do PIB, alinhando com as estimativas do Governo.

“A Fitch prevê agora que a economia portuguesa cresça 1,9 por cento em 2019, uma revisão em alta face à previsão de maio, de 1,7 por cento”, indica a Fitch, na nota de análise onde manteve o ‘rating’ de Portugal em ‘BBB’ com perspetiva positiva.

Para 2020 e 2021, a agência de notação financeira antecipa um crescimento real do PIB de 1,7 por cento e 1,9 por cento, respetivamente, abaixo da previsão do Governo, de uma expansão de 2 por cento no próximo ano.

Ao nível das finanças públicas, a Fitch refere que, “depois do défice de 0,4 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2018, prevê que o défice de Portugal se fixe em 0,1 por cento do PIB em 2019, abaixo da meta inicial do Governo, de 0,2 por cento”.

Em 24 de maio, a agência de notação financeira Fitch antecipava que o défice orçamental ficasse em 0,5 por cento do PIB este ano – ainda antes da revisão das Contas Nacionais portuguesas com a nova base 2016, divulgada em setembro, onde o Instituto Nacional de Estatística melhorou o défice de 2018 para 0,4 por cento do PIB -, o que correspondia a mais do dobro da previsão do Governo, de 0,2 por cento, naquela altura.

Desta forma, a agência de notação financeira alinha com a estimativa que o Governo inscreveu no Projeto de Plano Orçamental para 2020, enviado à Comissão Europeia em 15 de outubro, no qual prevê um défice de 0,1 por cento este ano, antecipando para 2020 um saldo orçamental nulo.

A Fitch indica também que os objetivos do executivo português de um saldo orçamental equilibrado no final de 2020, excedentes orçamentais primários, em média, de cerca de 3 por cento do PIB nos próximos quatro anos e uma redução da dívida pública até aos 100 por cento do PIB em 2023 são “amplamente consistentes” com o seu cenário base.

“No entanto, a ausência de um orçamento final para 2020 (ainda numa fase de projeto) deixa alguma incerteza sobre as medidas” a adotar, alerta a agência de notação.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: FitchPIB

Artigos relacionados

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias