Nas Notícias

FIFA propõe extensão dos contratos e adiamento do mercado de transferências

A FIFA propôs hoje que os contratos dos futebolistas sejam prolongados até ao momento em que terminar efetivamente a época desportiva, entretanto suspensa em quase todo o mundo, devido à pandemia de covid-19.

Numa reunião realizada por videoconferência com representantes de clubes, ligas, associações nacionais e confederações, a FIFA propôs algumas linhas que, espera, sejam “seguidas em todo o mundo”, conforme divulgado no comunicado emitido hoje pela entidade.

Tendo em conta os vínculos que “normalmente expiram quando a época termina” e face à “suspensão das competições na maioria dos países” que vai adiar o final das provas, a FIFA aconselha que os contratos dos futebolistas que se encontrem nessa situação sejam prolongados.

“Foi proposto que os contratos sejam estendidos até à altura em que, de facto, a temporada termine. Esta era, aliás, a intenção inicial das partes, aquando da assinatura dos contratos, além de que permitirá preservar a integridade e estabilidade desportivas”, refere a nota emitida pela FIFA.

Da mesma forma, os vínculos que teriam início no arranque da próxima época deverão entrar em vigor “apenas quando a época efetivamente se iniciar”, uma vez que a maioria dos campeonatos terá de começar mais tarde do que o previsto.

A entidade máxima do futebol mundial referiu ser “igualmente necessário reajustar a janela de transferências, perante as atuais circunstâncias”.

“A FIFA será flexível e permitirá que a janela de transferências seja alterada, de forma a ocorrer entre o final desta época e o início da próxima”, transmitiu a organização liderada por Gianni Infantino.

Já no que diz respeito à relação laboral entre clubes e jogadores, a FIFA aconselhou “fortemente” as partes a “encontrarem soluções enquanto o futebol estiver em suspenso”.

Contudo, caso existam divergências, irá “analisar os casos” que lhe sejam endereçados e avaliar “se houve uma tentativa séria de o clube chegar a acordo com os jogadores”, “a situação financeira do clube”, “a proporcionalidade dos ajustes nos contratos dos jogadores”, “o salário líquido dos jogadores após eventuais ajustes no contrato” e “se os jogadores foram todos tratados da mesma forma”.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

20 de maio, Timor-Leste liberta-se da ocupação indonésia

Hoje é dia de homenagear as vítimas timorenses, não apenas as vítimas do massacre no…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias