Categorias: Mundo

Porque ficamos carecas? Um estudo japonês deu a resposta

Um estudo japonês detetou o processo que leva à perda de cabelo. Publicada na revista Science, a pesquisa realizada na Faculdade de Medicina da Universidade de Tóquio descobriu que a origem deste problema está nas células-tronco dos folículos capilares, que mudam o seu papel no corpo humano, em vez de serem substituídas.

O mecanismo que leva à perda de cabelo foi pela primeira vez descodificado. Apesar de estar associada ao envelhecimento, a calvície não atinge toda a gente. A razão está nas células-tronco dos folículos capilares.

Há quem se habitue, quem goste, quem disfarce. Mas há também quem nunca tenha este problema. A calvície. Por que razão nem todos nos tornamos carecas?

A calvície está normalmente associada a uma ideia de envelhecimento. Cai-nos o cabelo e entra-nos na cabeça a ideia de que já não estamos a ficar jovens.

Porém, a ciência parece ter encontrado uma resposta até agora desconhecida. Pela primeira vez foi compreendido o mecanismo que desencadeia a calvície, desencadeado pelo envelhecimento, que torna o cabelo mais fino, até à queda.

De acordo com um estudo de investigadores japoneses, publicado na revista Science, a origem deste problema está nas células-tronco dos folículos capilares. Com o avançar do tempo, elas vão sofrendo transformações, até que os folículos capilares encolhem e desaparecem. Mas as células, em vez de desaparecerem, podem transformar-se em pele.

As células-tronco dos folículos capilares têm outra curiosidade. Ao contrário das restantes células-tronco, as capilares atravessam ciclos, até que deixam de cumprir o seu papel: produzir o cabelo. E dá-se a calvície.

Emi Nishimura, investigadora da Faculdade de Medicina da Universidade de Tóquio, no Japão, liderou uma equipa que descobriu a origem deste processo.

Nishimura e outros cientistas realizaram um estudo que permitiu que o ADN danificado pela idade dá origem a uma destruição da proteína colagénio 17A1. Por sua vez, este processo transforma células em queratinócitos, que predominam na pele.

Os investigadores analisaram o comportamento em ratos de laboratório e em humanos, com idades entre os 22 e os 70 anos. Descobriram que em pessoas com mais de 55 anos tinham menos folículos capilares e menos colagénio 17A1

“Estava compreendida em termos científicos a associação entre perda de cabelo em humanos e o envelhecimento”, assinala Emi Nishimura.

O passo seguinte deste estudo japonês era criar um mecanismo que revertesse este processo, para tratar a calvície.

Segundo aquela investigadora, será possível desenvolver tratamentos através do recurso ao colagénio 17A1.

Maksim Plikus, biólogo da Universidade da Califórnia (EUA), considera que este estudo japonês “permitiu chegar a conclusões interessantes”. A pesquisa demonstra que “algumas células danificadas, em vez de serem destruídas e substituídas, mudam o seu papel no corpo humano”.

Refira-se que este estudo se centrou, apenas, na transformação de células-tronco, deixando de lado outros fatores que podem conduzir à calvície, desde logo as doenças autoimunes, mas também as infeções do couro cabeludo, por exemplo.

Compreendendo este processo de comportamento das células, abre-se caminho para o reverter e parar evitar que a escova nos diga, com os cabelos que transporta, que a nossa aparência está a mudar.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias