Categorias: Nas Notícias

Ferreira Leite: Governo fez “teatralização” em vez de aproveitar “sorte grande” que foi o chumbo do TC

Uma peça de teatro. Manuela Ferreira Leite, ex-líder do PSD, lamenta que o Governo tenha desperdiçado o chumbo do Tribunal Constitucional a normas do Orçamento e tenha preferido “dramatizar”. Em entrevista à TVI24, Ferreira Leite, Passos criou uma “teatralização perigosa” e Vítor Gaspar ajudou a montar o cenário, com um despacho inócuo. “Não acredito que o ministro das Finanças pense que paralisando o país resolve o problema da despesa”, afirmou Manuela Ferreira Leite.

Em entrevista à TVI24, a social-democrata Manuela Ferreira Leite criticou o Governo pela forma como reagiu à decisão do Tribunal Constitucional, que chumbou quatro normas do Orçamento de Estado. Ferreira Leite entendeu que esse chumbo poderia representar “a sorte grande” do executivo, já que permitiria apresentar-se perante a troika com o argumento de que não pode fazer cortes de 4000 milhões de euros, impossíveis e recessivos.

“Ingenuamente, fiquei convicta de que saíra a sorte grande ao Governo. Genuinamente fiquei convicta. Pensei que retiraria a pressão de mais 1300 milhões de euros nos cortes das despesas públicas e nas receitas que eram cobradas. Achei que isso era uma ajuda. Achei que era um bom pretexto”, sustentou Manuela Ferreira Leite.

No entanto, o Governo optou por manter o compromisso com a troika e não procurar uma renegociação das metas do défice. E preferiu montar “uma peça de teatro”. A antiga ministra das Finanças entende que há dramatismo, sendo que “o despacho de Vítor Gaspar confirma-o. “Há aqui um dramatismo, uma teatralização”, alerta a social-democrata.

Esse despacho do ministro das Finanças, para Ferreira Leite, não representa qualquer solução, nem traz efeitos positivos. “Só compreendo o despacho como sendo uma das peças do teatro, dentro da estratégia da teatralização, como se houvesse um drama, em que a única solução era parar o país”, diz a antiga líder do PSD.

E Vítor Gaspar não o fez ingenuamente, de acordo com as convicções de Manuela Ferreira Leite: “Não acredito que o ministro das Finanças pense que paralisando o país resolve o problema da despesa. Essa teatralização é perigosa porque, mais uma vez, dão insegurança a pessoas que já estão inseguras”

O acórdão do Tribunal Constitucional não representa um problema grave que Portugal não possa resolver. Ferreira Leite lembra que o chumbo das quatro normas representa apenas um por cento do total do Orçamento de Estado.

Página: 1 2

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias