Categorias: CiênciaEconomia

Ferramenta desenvolvida na UC diminui custos da estampagem na indústria automóvel

Um estudo desenvolvido pelo investigador Diogo Neto, do Centro de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra (CEMUC), que permite diminuir os custos do processo de estampagem na indústria automóvel, venceu o ‘Prémio Melhor Tese de Doutoramento em Mecânica Aplicada e Computacional de 2014’, atribuído pela Associação Portuguesa de Mecânica Teórica, Aplicada e Computacional.

Deste trabalho resultou uma ferramenta computacional de apoio ao projeto de conformação de chapas metálicas (estampagem), um processo de produção largamente utilizado na indústria automóvel para fabricar uma vasta gama de peças de geometria complexa, nomeadamente a carroçaria automóvel.

A solução, desenvolvida ao longo dos últimos quatro anos no âmbito da tese de doutoramento do investigador do CEMUC, otimiza todo o processo, reduzindo o tempo e essencialmente os custos de produção.

“Devido à crescente competitividade internacional, o projeto e conceção virtual deste tipo de processos recorre cada vez mais a ferramentas computacionais, onde as técnicas avançadas de modelação em computador substituem os dispendiosos testes experimentais. Deste modo, os modelos numéricos desenvolvidos e implementados num programa de elementos finitos (DD3IMP) permitem fazer a simulação completa deste processo tecnológico com grande precisão e rigor, permitindo acelerar a fase de projeto e consequentemente diminuir os seus custos”, explica Diogo Neto.

O CEMUC participa em várias redes de investigação nacionais e internacionais. Na área da mecânica computacional aplicada à tecnologia, nomeadamente a modelação mecânica e a simulação numérica do processo de estampagem de chapas metálicas, possui mais de duas décadas de experiência, ocupando um lugar de destaque no panorama mundial.

“Os  modelos numéricos desenvolvidos e implementados num programa de elementos finitos (DD3IMP) permitem fazer a simulação completa deste processo tecnológico com grande precisão e rigor, permitindo acelerar a fase de projeto e consequentemente diminuir os seus custos”

Tem várias parcerias com a indústria automóvel (Mercedes, General Motors, Renault, Volvo, Nissan, Fiat), indústria metalomecânica (Arcelor Mittal, Pechiney, Alcoa, Martifer) e empresas de software em mecânica computacional (Autoform Engineering, ESI group), entre outras.

“A transferência do conhecimento para a sociedade pauta a atividade científica do CEMUC e, por isso, o reconhecimento público do trabalho desenvolvido neste centro de investigação é a confirmação de que se encontra no bom caminho e um incentivo para continuar numa rota sustentada de criação e transferência de conhecimento, contribuindo deste modo para o cumprimento da missão da Universidade de Coimbra”, sublinha Luís Menezes, que em conjunto com Marta Oliveira, orientou a investigação.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias