Nas Notícias

FC Porto lança empréstimo obrigacionista de 35 milhões de euros

O FC Porto apresentou hoje um empréstimo obrigacionista de 35 milhões de euros (ME), que o administrador Fernando Gomes considerou “seguro”, com ênfase de que o clube “sabe honrar os seus compromissos sem perdões de divida nem de juros”.

A oferta pública de subscrição de obrigações do FC Porto SAD, com uma taxa de juro de 4,75 por cento, a três anos, decorre entre quarta-feira e 01 de junho, mas Fernando Gomes espera, a exemplo de anteriores, que se esgote nos primeiros dias.

O empréstimo obrigacionista “surge da necessidade de o clube estabilizar esta nova época, de não ter sobressaltos financeiros”, uma vez que a próxima será um pouco mais descontraída com os elevados prémios da Liga dos Campeões e com a inscrição nas contas do novo acordo de transmissões televisivas com a MEO.

O administrador da SAD ‘azul e branca’ Fernando Gomes, que falava na apresentação do produto, no Estádio do Dragão, no Porto, espera que este oitavo empréstimo obrigacionista tenha o sucesso dos anteriores, dado que o FC Porto tem sido escrupuloso no cumprimento das suas obrigações financeiras.

“O FC Porto respeitou sempre as suas obrigações perante os seus investidores, respeitou sempre as suas obrigações perante a banca, e nunca teve perdões de dívidas, nem de juros”, referiu Fernando Gomes, considerando esta situação de “concorrência desleal”.

Para o responsável da área financeira do FC Porto SAD, o clube ‘azul e branco’ tem tido “um comportamento normal como cliente da banca” e considera que esse mesmo comportamento deve ser “exigível a todos os restantes competidores e adversários”.

“Evidentemente que isto se trata aqui de concorrência desleal, porque uns cumprem, porque é esse o seu princípio e a regra estabelecida na banca e outros beneficiam de situações que tornam esta competição menos justa”, justificou.

Fernando Gomes recordou que a FC Porto SAD “nunca teve caminhos abertos, nem facilidades, e cumpriu sempre como um bom pagador com as suas obrigações para com a banca”, daí estar de “cabeça levantada” a anunciar este novo produto aos pequenos investidores.

“Não são os fundos internacionais nem nacionais, nem tão poucos os grandes investidores, que recorrem a esta solicitação do FC Porto perante o mercado”, explicou Fernando Gomes, recordando que o ultimo empréstimo foi subscrito por cerca de quatro mil investidores, à média de nove a 10 mil euros.

“Significa que são as poupanças que estão aqui a apoiar o financiamento do FC Porto. E estão a apoiar porque o produto é bom, com uma taxa de juro de 4,75 por cento, a três anos, num montante que será de 35 ME”, referiu Fernando Gomes.

O administrador adiantou que o que pode dizer aos investidores é que “é um investimento seguro, com uma boa taxa de juro, face ao mercado, e que o FC Porto sabe honrar sempre os seus compromissos”.

“É, perante o mercado, um bom investimento. Desde logo um investimento seguro e de boa razoabilidade em termos de taxa de juro face ao que o mercado oferece. Tem havido em anos anteriores uma elevada procura, muito superior ao valor da oferta, e é isso que esperamos que aconteça”, disse.

Fernando Gomes considerou que este empréstimo obrigacionista surge numa boa altura, em que o FC Porto acaba de ser campeão, e recordou que “até que as coisas estabilizem o clube tem recorrido ao mercado para fazer face a situações de carência financeira, que acontecem sempre por esta altura”.

O administrador disse ainda que o clube irá cumprir os pressupostos do ‘fair-play’ financeiro acordado com a UEFA para esta época e que na próxima, dada a conjuntura favorável, já deverá deixar de estar sob a alçada do organismo.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias