Categorias: Desporto

Fabrice Muamba já se senta na cama para comer mas médicos continuam atentos

Está a ser olhada por muitos como um milagre, a situação de Fabrice Muamba. Depois de ter estado morto durante 78 minutos, segundo o médico que prestou assistência no relvado, o médio inglês tem estado a recuperar de dia para dia. Este domingo, jogador comeu sentado na cama.

Fabrice Muamba, médio do Bolton que no passado dia 17 de março sofreu um colapso em campo, encontra-se a recuperar de dia para dia.

Depois de na passada semana já ter conseguido mexer braços e pernas, o médio inglês conseguiu levantar-se da cama pela primeira vez. Em nota publicada no site oficial, os responsáveis do Bolton confirmam que o jogador de 23 anos comeu sentado e até viu um pouco de televisão.

Mesmo com a sua condição a evoluir favoravelmente, Muamba encontra-se ainda nos cuidados intensivos do London Chest Hospital e lá deverá continuar ainda por alguns dias.

Recorde-se que Fabrice Muamba, de 23 anos, sofreu um colapso no passado dia 17 de março, no 42.º minuto da partida entre o Tottenham e o Bolton, a contar para a Taça da Liga. O jogador foi assistido no relvado mas não recuperou os sentidos, tendo sido transportado de emergência para o hospital. Saiba mais aqui.

Medicina colocada à prova
A situação de Fabrice Muamba está a intrigar um pouco a medicina à escala global. Jonathan Tobin, médico que assistiu o médio do Bolton no relvado, segundos depois do colapso, afirma que o jogador esteve morto mais de uma hora: “No total foram 78 minutos. 48 no campo, após o colapso, e mais 30 no hospital”, confirma.

Tobin fala ainda daquilo que sentiu após perceber que pouco havia a fazer: “Depois de chegarmos ao hospital refugiei-me num corredor e chorei, nunca esperávamos que recuperasse os sentidos”, conta o médico, para depois caracterizar o sentimento oposto, quando soube daquilo que considera um milagre: “Depois de recuperar os sentidos perguntei-lhe o nome. Respondeu-me Fabrice Muamba. Disse-lhe ainda que tinha ouvido falar que era um grande jogador. Ele disse-me que fazia por isso. Nesse momento as lágrimas voltaram”, afirma Jonathan Tobin.

Carreira
Fabrice Muamba, 23 anos, nasceu no Zaire, atual República Democrática do Congo. A sua primeira época como profissional de futebol foi no Arsenal, na temporada de 2005/06. Um ano depois, o médio viria a transferir-se para o Birminham City, na época em que se afirmou na Premier League, tendo realizado 37 partidas e marcado dois golos. Em 2008/09 transfere-se para o Bolton, onde está até então. Pilar do meio campo dos ‘Wanderers’, Fabrice Mumba realizou mais de 100 jogos pelo Bolton, em três épocas. Esta temporada levava já 20.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias