Categorias: TV

“Extremismos” em Portugal: “Respeitem a democracia”, exige líder do Podemos

O líder do Podemos despediu-se do Parlamento Europeu (PE) citando o caso de Portugal. Além de apontar o dedo a Juncker por “humilhar a Europa”, Pablo Iglesias exigiu ao presidente da assembleia “respeito pela democracia”, depois de Weber ter criticado os “extremismos em Portugal”.

A situação política de Portugal serviu para aquele que terá sido o discurso mais crítico de Pablo Iglesias como eurodeputado, agora que o líder do Podemos renunciou ao mandato para se candidatar às legislativas em Espanha.

Recuperando as declarações recentes de Manfred Weber, o presidente do PE que se manifestou preocupado com “os extremismos [de esquerda] em Portugal”, Pablo Iglesias confrontou o alemão e todos os políticos de direita com a necessidade de “respeitarem a democracia”.

“Aprendam a respeitar a democracia, aprendam que, às vezes, os cidadãos votam de forma diferente ao que vocês representam”, afirmou.

Na hora da saída, depois de 15 meses no PE, o líder do Podemos criticou ainda a “maldita grande coligação” das famílias políticas no órgão, lembrando que “foram o Partido Popular Europeu e o Partido Socialista Europeu” quem “permitiu” que Claude Juncker se tornasse no presidente da Comissão Europeia.

Sobre Juncker, Pablo Iglesias recuperou o caso Luxleaks e acusou o luxemburguês de “favorecer pactos com multinacionais” enquanto ignora “a pobreza” em vários países da União.

“Humilhar a Europa é acabar com o estado de bem-estar, como é humilhar a Europa acabar com os direitos sociais. Humilhar a Europa é entregar os governos à arrogância dos poderes financeiros e atacar a soberania. Humilhar a Europa é favorecer a fraude fiscal, como você, senhor Juncker, que promoveu acordos secretos com multinacionais, quando era ministro das Finanças, para que tivessem de pagar os impostos a um por cento, enquanto os cidadãos europeus tinham de pagar os impostos” na totalidade, acusou o líder do Podemos.

Numa das intervenções mais violentas (a nível político) que fez no PE, Pablo Iglesias abordou ainda a questão dos refugiados:

“Custa-me ouvir tanta hipocrisia nesta câmara, de alguns que choram lágrimas de crocodilo e dizem defender os direitos humanos”.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias