Categorias: CulturaNas Notícias

Exposição em Lisboa cria experiência imersiva com 35 obras de Vieira da Silva

Uma exposição que usa tecnologias digitais e de ‘media art’ para proporcionar uma experiência imersiva do visitante em 35 obras da pintora Maria Helena Vieira da Silva é inaugurada na quarta-feira, no Centro Comercial Colombo, em Lisboa.

“Vieira da Silva. Exposição imersiva na obra da artista” é inaugurada nesse dia, às 18:00, no âmbito da iniciativa “A Arte Chegou ao Colombo”, em 9.ª edição. A mostra ficará patente até 26 de agosto, de acordo com a organização.

O projeto será concretizado num museu temporário que estará no interior do Centro Comercial Colombo, com as obras de Vieira da Silva a ser alvo de animações, efeitos e desconstruções pela dupla criativa Oskar & Gaspar, com banda sonora de Rodrigo Leão.

A iniciativa conta com a parceria da Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, que “participou na seleção das obras que vão estar em exposição, garantindo a qualidade, representatividade do percurso e o respeito pela integridade da obra da artista”, segundo a organização.

A dupla Oskar & Gaspar, um coletivo de profissionais de artes visuais e multimédia, especializado nas áreas de mapeamento de vídeo, projeção em 3D e design de palco, desenvolveu a conceção do projeto.

A curadoria musical do museu temporário está a cargo de Rodrigo Leão, responsável pela composição dos trechos que vão fazer parte da exposição, enquanto o projeto de arquitetura é da responsabilidade da plataforma multidisciplinar KWY.studio.

Mais conhecida pela pintura, Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992) teve um percurso artístico que também passou arte pública, trabalhos de cenografia, tapeçaria, vitral e ilustração.

A iniciativa “A Arte chegou ao Colombo” foi lançada em 2011 e contou, no primeiro ano de arranque, com a parceria do Museu Coleção Berardo, na exposição dos trabalhos de quatro artistas nacionais – Joana Vasconcelos, Miguel Palma, Susana Anágua e Isaque Pinheiro.

Seguiram-se depois o Museu Nacional de Arte Antiga (2012), a exposição “Andy Warhol – Icons” (2013), a instalação interativa “The Pool”, da artista norte-americana Jen Lewin (2014), e a “A Divina Comédia de Salvador Dalí” (2015).

A praça central do Colombo recebeu ainda a exposição de fotografia de Terry O’Neill, “Faces of the Stars”, que antecedeu “O Mundo Fantástico de Paula Rego” – mostra que recebeu 224.500 visitantes, em três meses. No ano passado, foi a vez de “Roy Lichtenstein e a Pop Art”.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: Culturalisboa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias