Cultura

Exposição de Paula Rego prolongada até 25 de novembro devido a elevada afluência

A exposição da Paula Rego “Contos Tradicionais e Contos de Fadas”, patente na Casa das Histórias, em Cascais, foi prolongada até dia 25 de novembro, devido à elevada afluência de visitantes, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Cascais anunciou o prolongamento da mostra, inaugurada no dia 08 de maio e prevista terminar no dia 20 de setembro, até dia 25 de novembro, devido ao elevado número de visitantes, nacionais e internacionais, que já somam 15 mil.

Esta decisão coincide com a comemoração dos nove anos deste museu, “um dos mais emblemáticos do país e dos edifícios mais destacados da obra do arquiteto Eduardo Souto de Moura”, inaugurado no dia 18 de setembro de 2009, sublinha a autarquia.

Para assinalar a efeméride, no próximo sábado, dia 22 de setembro, a Casa das Histórias Paula Rego estará “Em Festa”, com “A Teoria dos Contrários”.

Trata-se de um espetáculo de dança, de entrada gratuita, mas sujeito a inscrição, organizado pelo Serviço Cultural e Educativo da Fundação D. Luís I, alusivo às personagens em que Paula Rego se inspirou para criar os trabalhos de “Contos tradicionais e contos de fadas”.

Durante a atuação, os bailarinos caracterizam-se, à medida que o espetáculo vai percorrendo as oito salas da mostra.

Os contos tradicionais e os contos de fadas inspiram a pintora Paula Rego desde 1974, ano em que começou a sua pesquisa sobre o universo literário dos contos populares portugueses.

Ganhou uma Bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian e, desde então, nunca mais deixou de ilustrar histórias violentas e cruéis, reencontrando memórias de infância e o medo.

Trata-se de histórias que Paula Rego passou para a tela e para o papel, explorando as temáticas do encantamento, do amor, da sedução ou do terror, mas nas quais a artista introduz a voz das mulheres, dominante desde o início dos contos de fadas, desconstruindo modelos da sociedade.

Através desta mostra, Paula Rego apresenta-nos a sua versão dos contos de autores como os Irmãos Grimm ou Hans Christian Andersen.

O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, destaca que esta exposição reforça os acordos estabelecidos entre a autarquia e a Fundação D. Luis I com Paula Rego e família, para que as obras da artista se apresentem ao público através deste museu.

As obras expostas provêm de museus nacionais e internacionais, coleções de Paula Rego, família da artista e de particulares.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: Paula Rego

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias