Ex-Presidente Sarkozy eliminado na primeira ronda das primárias presidenciais

Nicolas Sarkozy, antigo Presidente da França, não vai a votos para suceder a François Hollande: foi eliminado logo na primeira rondas das primárias republicanas.

Apontado como a figura com maior hipótese de travar a ascensão da extrema-direita em França, o antigo inquilino do Eliseu apresentou-se nas primárias dos Republicanos (o novo nome da UMP) para tentar suceder ao Presidente que o sucedeu, François Hollande.

Para surpresa geral, Nicolas Sarkozy perdeu. Ou melhor, foi apenas terceiro (entre sete candidatos), quando só dois passavam à segunda volta das primárias.

A discussão sobre qual o candidato republicano nas próximas presidenciais resume-se agora a Alain Juppé e François Fillon: ambos desempenharam o cargo de primeiro-ministro durante os Governos de Sarkozy.

“Não sinto amargura nem tristeza e desejo o melhor para o meu país, para os meus concidadãos e para quem vier a liderar este país que tanto amo”, afirmou Sarkozy, no discurso em que reconheceu a derrota, revelando que agora se vai afastar da política.

Face à vitória de Donald Trump nos EUA, a eleição de um Presidente do centro-direita em França é considerada essencial para travar (ou pelo menos desacelerar) a ascensão da extrema-direita na Europa.

Nicolas Sarkozy era apontado como sendo o candidato com mais hipóteses de impedir o triunfo de Marine Le Pen, a líder da Frente Nacional que as sondagens mais recentes apontam como a favorita nas eleições de 23 de abril de 2017.

O PS francês ainda não tem candidato. Nove personalidades já afirmaram que vão concorrer às primárias, mas nem François Hollande, nem o primeiro-ministro Manuel Valls estão na lista. Pelo menos para já…

Nas redes sociais começou logo a circular uma teoria da conspiração: vários militantes dos partidos mais extremistas (não só da direita, mas também da esquerda) terão participado nas primários dos Republicanos para impedir o triunfo de Sarkozy.

Afinal, bastava assinar uma declaração de princípios e pagar uma taxa de inscrição no valor de dois euros, independentemente de se ser ou não filiado no partido.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias