Categorias: Nas Notícias

Europa denuncia as “desumanas e degradantes” condições da prisão de Lisboa

O Estabelecimento Prisional de Lisboa tem condições de detenção “desumanas e degradantes”, denuncia o relatório de um comité europeu. O principal motivo é a sobrelotação, que está prestes a atingir os 150 por cento da capacidade do espaço.

“Desumanas e degradantes”: em apenas dois adjetivos, o Comité Europeu para a Prevenção da Tortura e das Penas ou Tratamentos Desumanos ou Degradantes (CPT) apresenta o resultado da última avaliação ao Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL), visitado em maio de 2013. No relatório hoje apresentado, o CPT aponta um agravamento das condições no sistema prisional português.

O EPL foi o caso mais visado. As condições de detenção foram classificadas como “muito deficientes”, dado que o espaço continua “a ser afetado por sobrelotação crónica”, a qual estará perto de atingir cerca de 150 por cento da capacidade. Como exemplos, o relatório aponta a existência de gesso a cair das paredes, a humidade nas celas, as janelas partidas, a falta de iluminação artificial e o uso de colchões velhos.

Estas condições podem configurar “tratamento desumano e degradante” dos detidos, salienta o relatório, no qual constam as “alegações credíveis de maus tratos infligidos pelos guardas prisionais aos detidos”. O CPT aconselha os responsáveis a “investigar de forma eficaz estas alegações”, assim como a “melhorar o registo de ferimentos físicos observados no momento da admissão dos presos ou na sequência de incidentes violentos no interior da prisão”.

As figuras responsáveis pelo EPL e pela cadeia de alta segurança do Monsanto foram “convidadas”, pelos peritos do CPT, “a eliminar progressivamente o uso de matracas por parte dos vigilantes nas zonas de detenção”. Em resposta, as autoridades nacionais terão enviado um documento a reportar as ações em curso para alargar a aplicação de medidas alternativas à prisão e o investimento na melhoria das condições de detenção no EPL.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias