Categorias: MundoNas Notícias

EUA consideram parlamento venezuelano a única instituição legítima no país

Os Estados Unidos apoiaram este sábado o novo presidente da Assembleia Nacional da Venezuela (AN, parlamento), Juan Guaidó, e classificaram a instituição como a única legítima no país.

“A Assembleia Nacional deve inspirar esperança […] de um futuro pacífico, próspero e democrático, mesmo quando o regime corrupto e autoritário de [Nicolás] Maduro e dos seus aliados tenta negar esse direito aos venezuelanos”, afirmou em comunicado o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Robert Palladino.

Militante do partido opositor Vontade Popular, Juan Guaidó, de 35 anos, assumiu no sábado a presidência do parlamento venezuelano, onde a oposição detém a maioria.

No seu primeiro discurso, o mais jovem presidente do parlamento insistiu que a Assembleia Nacional não reconhecerá o novo mandato de Nicolás Maduro, que começa a 10 de janeiro.

“A presidência, a partir de 10 de janeiro, estará usurpada, porque estamos em ditadura, e recuperar a democracia não depende de uma lei ou de nomear alguém, depende de todos (…). Nicolás [Maduro], a 10 de janeiro, este parlamento não te ajuramentará”, disse.

Para Washington, que se fez representar na cerimónia com o adido de negócios da embaixada dos EUA em Caracas, James Story, a transição democrática no parlamento “é uma poderosa confirmação de que a unidade e o compromisso da Assembleia Nacional com o povo venezuelano vai além os interesses políticos e pessoais”.

“Os Estados Unidos apoiam a Assembleia Nacional e todos os atores democráticos na Venezuela no compromisso de defender a democracia, os direitos humanos e a Constituição de 1999”, acrescentou Palladino, na mesma nota.

Muitos governos não reconhecem o resultado das eleições antecipadas 20 de maio na Venezuela, em que Nicolás Maduro foi reeleito para um novo mandato presidencial.

A Organização dos Estados Americanos (OEA) convocou uma reunião extraordinária “para analisar a situação” na Venezuela na próxima quinta-feira, no mesmo dia em que Maduro inicia um novo mandato até 2025.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: EUAVenezuela

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias