Ciência

Ter os ‘pés bem assentes na terra’ poderá ter influenciado a anatomia humana

Um estudo da Universidade do Utah, nos Estados Unidos, concluiu que ter os ‘pés bem assentes na terra’ é uma vantagem em caso de luta e terá influenciado a evolução da espécie humana.

O biólogo David Carrier, principal autor do estudo que foi publicado na revista digital ‘Biology Open’, defende que manter os calcanhares no chão permite ter mais força de balanço. Segundo o biólogo, esta é uma vantagem em caso de confronto, sugerindo que os comportamentos agressivos poderão ter desempenhado, em parte, um papel importante na definição da postura dos humanos.

Carrier admite que a violência não será o único traço de comportamento que terá influenciado a evolução dos pés humanos. No entanto, os resultados dos testes que fez com voluntários são consistentes com a hipótese de que a necessidade de lutar teve um importante papel na evolução da anatomia humana.

O biólogo e outro investigador, Christopher Cunningham, da Universidade da Geórgia, Estados Unidos, realizaram uma experiência para avaliar a força de rotação exercida pelos pés. Para tal, usaram uma placa para registar a força imprimida no chão por pessoas quando batiam e empurravam um pêndulo grande e pesado. Foi também medida a velocidade que os participantes transmitiram ao pêndulo, juntamente com a resistência do pêndulo à aceleração.

Posteriormente, as pessoas tiveram de empurrar o pêndulo com os pés sobre uma folha de ‘teflon’ – material não-aderente utilizado em utensílios de cozinha – e de meias calçadas. Como ficaram sem capacidade para exercer uma força de rotação no chão, o resultado foi que simplesmente giraram no sítio onde estavam.

Nas duas situações, a força aplicada foi maior na postura plantígrada (os voluntários apoiavam toda a planta dos pés ao pisar o chão) do que na digitígrada (apoio apenas nos dedos dos pés no chão), o que vem confirmar a hipótese de que ter os ‘pés bem assentes na terra’ permite aos humanos, mas também aos símios e aos ursos exercerem mais força e energia sobre o solo, segundo os cientistas.

“A forma dos nossos pés é uma de uma série de traços anatómicos distintivos, desde o rosto aos calcanhares, que aumento o desempenho na luta”, afirmou David Carrier

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias