Categorias: Nas Notícias

Estripador de Lisboa: “Aldrabices” e confissões “sem credibilidade”, diz inspetor da PJ

As confissões do alegado estripador de Lisboa, José Guedes, que garante ter cometido crimes violentos sobre prostitutas, são descredibilizadas pelo inspetor da Polícia Judiciária (PJ) que coordenou a investigação de um crime, em 1993. “Só diz aldrabices e não merece qualquer crédito”, referiu, ao jornal i.

O inspetor responsável pela investigação de um dos crimes de que o intitulado ‘estripador de Lisboa’ reclama autoria fala em “aldrabices” e retira toda a credibilidade à confissão feita por José Guedes, no vídeo em que conversa com a jornalista Felícia Cabrita.

Segundo defende ao jornal i o inspetor da PJ Alexandre Simas, que em 1993 foi responsável pela análise ao local onde uma prostituta foi assassinada, em Póvoa de Santo Adrião, “os relatos feitos nos jornais não têm credibilidade” e tudo não passa de uma falsa confissão.

José Guedes assumiu que era o estripador de Lisboa, autor de três crimes violentos praticados a igual número de mulheres, praticados entre 1992 e 1993. O suspeito, de 46 anos, está em prisão preventiva, desde novembro, por outro crime praticado em Aveiro, no ano 2000.

José Guedes terá feito também uma confissão por escrito, onde repete que é o autor dos crimes de 1992 e 1993. As autoridades detiveram o homem e o juiz de instrução criminal de Aveiro viu consistência nessa prova, determinando a prisão preventiva.

A história do estripador de Lisboa gerou uma investigação, mas sem que as autoridades detivessem o homem que matou e esventrou três prostitutas, na zona de Odivelas e em Entrecampos. Além do facto de serem prostitutas, as vítimas tinhas outros pontos em comum: eram toxicodependentes e portadoras do vírus HIV.

O caso prescreveu em 2008 e foi arquivado, pelo que o ‘estripador de Lisboa’ apenas responderá pelo crime praticado em 2000. José Guedes terá sido encontrado em Matosinhos, onde residia.

A história do estripador regressou à esfera mediática depois de um homem ter confessado a autoria dos crimes. A PJ nunca assumiu que deteve o autor desses três crimes violentos e disse apenas que Guedes respondia por um outro crime praticado há 11 anos.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias