Categorias: Mundo

“Está tudo bem”: Copiloto do voo da Malaysia Airlines foi o último a comunicar com a torre

Segundo a Malaysia Airlines, o copiloto do avião desaparecido foi o último a comunicar com a torre de controlo. “Está tudo bem. Boa noite”, disse o copiloto, segundo revelou Ahmad Jauhari Yahya, administrador da Malaysia Airlines, durante uma conferência de imprensa. Estas palavras foram transmitidas à 1h19 da madrugada do dia 8 de março.

“Está tudo bem. Boa noite, disse o copiloto do voo da Malaysia Airlines, à 1h19 da madrugada do dia 8 de março, naquela que foi a última comunicação entre a torre de controlo e o Boeing 777, que viajava de Kuala Lampur, na Malásia, em direção a Pequim, na China – voo que não chegou ao destino e cujo capítulo final é ainda uma incógnita.

Durante uma conferência de imprensa, Ahmad Jauhari Yahya, administrador da Malaysia Airlines, revelou que o sistema de comunicação do voo MH370 foi entretanto desligado, sendo que não houve mais nenhuma troca de informação com o Boeing 777.

Nesta altura, o avião ainda seguia o trajeto definido, a nordeste da costa malaia. Poucos minutos depois, deixou de aparecer nos radares da Malásia e também do Vietname.

Para passar ‘invisível’ nos radares, o piloto terá realizado uma manobra perigosa, segundo uma investigação publicada num diário da Singapura.

“O piloto que conduzia o Boeing 777-2000 da Malaysia Airlines tem profundo conhecimento de navegação e radares”, salientam os investigadores, depois de analisados os dados sobre o voo.

O Boeing 777 desaparecido desceu aos 5000 pés de altitude (cerca de 1500 metros), de acordo com os investigadores. Ainda de acordo com a mesma pesquisa, todos os sistemas de comunicação do avião da Malaysia Airlines foram deliberadamente desligados, sendo que a trajetória do aparelho também foi alterada.

Recorde-se que o voo MH370 partiu de Kuala Lumpur e deveria aterrar em Pequim na madrugada do dia 8 de março, mas desapareceu. Desde então, foram realizadas buscas, sem sinais do aparelho da Malaysia Airlines.

Diversos países envolveram-se nas buscas, com meios aéreos e náuticos, mas o piloto do avião terá alterado a rota, o que justifica a ausência de respostas.

A rota não coincide com aquela que estava pré-definida no plano de voo, o que levou as autoridades da Malásia a pedir a diversos países do sul e centro da Ásia a juntarem-se às buscas.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias