Categorias: Nas Notícias

Coletivo Es.Col.A reúne em assembleia com Rui Rio como alvo de novas ações de protesto

Não vão parar e definiram um objetivo. Vão  manter o projeto social Es.Col.A que funcionava na Fontinha. E apontaram um alvo: Rui Rio, presidente da Câmara Municipal do Porto. O coletivo reuniu-se ontem em assembleia, para decidir as próximas medidas. Um conjunto de ações que se resume numa ideia: “Não dar descanso à autarquia”.

Os ativistas reuniram-se ontem em mais uma assembleia geral, no largo da Fontinha, para decidir como reagir à condição de projeto sem-abrigo, a que o Es.Col.A está sujeito, depois da ordem de despejo determinada pela Câmara do Porto e levada a cabo pela Polícia Municipal.

Perante este cenário, e numa decisão que resulta de inconformismo, os ativistas decidiram manter o projeto vivo, sendo que diversas ações de protesto vão decorrer, nos próximos tempos. Os próximos passos do coletivo resumem-se numa ideia: “Não dar descanso à Câmara”.

E o líder da edilidade, Rui Rio, é o principal visado nesta revolta dos ativistas. Algumas ideias mais radicais apontam a casa de Rio como alvo de um protesto, com os revoltosos a sugerir que a residência do autarca seja vedada com tijolos.

Entre as propostas desta assembleia, ouviram-se ideias que apontam no sentido de ocupar outra casa devoluta do centro histórico da cidade do Porto. Unânime foi a ideia de que diversas ações de contestação decorram em locais como a autarquia de Rui Rio.

No âmbito de atividades que não se prendem com o despejo, o Es.Col.A decidiu alargar o leque, com aulas de guitarra, ioga e teatro, entre outras ideias socioculturais.

Apesar de a Câmara considerar que a ocupação ilegal da escola da Fontinha suscitou um processo de negociação que o coletivo “não valorizou”, mantém-se o sentimento de revolta deste grupo, que pretendia regressar ao espaço que estava abandonado e que, segundo Rio, vai ser alvo de um projeto social promovido pela Câmara.

O coletivo Es.Col.A, recorde-se, recebeu ordem de despejo da escola da Fontinha, que ocupava. A autorização concedida pela Câmara do Porto para usar aquele espaço terminara em março e, não obstante o trabalho realizado em prol da comunidade local, a Câmara Municipal do Porto não renovou do acordo, o que levou a PSP a cumprir a ordem de despejo.

O Es.Col.A ocupava o espaço ao abrigo de um projeto de reabilitação do edifício e de dinamização sociocultural do bairro. Falhado o acordo com a Câmara do Porto para a continuidade da iniciativa, as autoridades procederam a um despejo.

A Câmara do Porto “questiona se o movimento estará realmente interessado em promover qualquer atividade comunitária, ou apenas em provocar distúrbios e desafiar as instituições”. A autarquia acredita nesta segunda hipótese, em virtude do “vídeo ameaçador” que estava a ser divulgado na Internet.

Ontem, uma nota do Comando da Polícia Municipal do Porto adianta ainda que a desocupação da antiga escola da Fontinha resulta de uma “reposição da legalidade”, sendo que as autoridades apenas cumpriram a sua “obrigação profissional”. A escola foi emparedada, por ordem da Câmara, para vedar o acesso ao espaço.

No entanto, o coletivo Es.Col.A não se conforma com o despejo e pretende continuar a desenvolver as mesmas atividades. A assembleia de ontem definiu um rumo, que passa pelo protesto, pela ação, mesmo que nas ruas da cidade do Porto.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Células estaminais promissoras no tratamento do Lúpus

O Lúpus Eritematoso Sistémico (LES) é uma doença autoimune em que o sistema imune ataca…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

7 de maio, a Alemanha nazi rende-se na II Guerra Mundial

Sete de maio de 1945 assinala o princípio do fim da II Guerra Mundial, com a…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Asma, uma doença que merece todo o nosso respeito!

Artigo de opinião da Dra. Cláudia Ferrão – Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da…

há % dias