Motores

Uma época de grandes mudanças na Fórmula 1

É uma nova Fórmula 1 a que inicia no próximo fim-de-semana a temporada de 2017. Carros mais largos, com mais apoio aerodinâmico e rodas maiores e algumas mudanças no pelotão, ficando por saber se no Grande Prémio da Austrália veremos uma alteração na hierarquia da disciplina.

Nos testes de Barcelona vimos uma Ferrari muito rápida, a pulverizar os tempos por volta, mas não sabemos até que ponto isso se vai traduzir em luta pelo título e um efetivo desafio à favorita Mercedes.

Sem Nico Rosberg a defender o cetro conquistado na época passada no pelotão, poder-se-ia dizer que Lewis Hamilton é o grande candidato à conquista de mais um campeonato. Mas teremos que ser mais prudentes nessa análise. Além disso o britânico pode ter que centrar as suas atenções no seu novo companheiro de equipa, Valtteri Bottas, que a ter em atenção no que sucedeu nos ensaios de pré-época se adaptou muito bem ao novo Mercedes W08.

As alterações aos regulamentos foram tão profundas que dão uma clara ‘janela’ de oportunidade aos rivais de Hamilton e da Mercedes, a começar, claro está, pela Ferrari, que tão boas provas deu de fiabilidade e rapidez nos testes de pré-época em Barcelona

Não é um dado adquirido que Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen vão poder ganhar grandes prémios – coisa que não sucedeu em 2016 – mas o SF70H parece um monolugar bem ‘nascido’ sem problemas que outros evidenciaram nos ensaios de preparação para a nova temporada.

A Red Bull tem de surgir como terceira força nesta antevisão da nova época porque se em 2016 ganhou corridas nos testes de Barcelona mostrou haver ainda caminho a percorrer para que o RB13 possa permitir a Daniel Ricciardo e a Max Verstappen fazerem pelo menos o mesmo que fizeram no ano passado.

Parece que a Renault produziu um motor que permite velocidade, mas a fiabilidade ainda não é um dado adquirido para a unidade motriz da marca francesa.

Ao invés a Williams deu indicações de que pode muito bem ser a melhor equipa independente esta temporada. Os tempos efetuados por Felipe Massa em alguns dos dias dos ensaios de pré-época permitem à formação de Grove estar otimista em relação a 2017, depois de um ano que foi para esquecer.

Renault e Force India podem ser as grandes rivais da equipa de Frank Williams, assim a marca do losango resolva alguns problemas de fiabilidade e a equipa de Vijay Mallya prove que é melhor em corrida que em testes ou treinos.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias