Engie nega estar a preparar OPA sobre EDP Renováveis

A francesa Engie negou hoje estar atualmente a preparar o lançamento de uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a EDP Renováveis, mas admite estar sempre atenta a “oportunidades de investimento”.

“A Engie gostaria de esclarecer que não tomou qualquer decisão em relação à EDPR [EDP Renováveis] e não está atualmente a preparar o lançamento de qualquer oferta sobre as ações da EDP Renováveis”, refere a empresa num esclarecimento enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e hoje divulgado.

No esclarecimento – solicitado pelo regulador do mercado em Portugal “na sequência das notícias divulgadas durante a tarde de ontem [segunda-feira] sobre a circunstância de a Engie se encontrar a avaliar os ativos da EDP Renováveis com eventual propósito de poder vir a apresentar oferta sobre esta sociedade” – a energética francesa clarifica ainda que, “enquanto uma das maiores empresas de serviços de utilidade pública [‘utility company’], está constantemente a avaliar oportunidades de investimento”.

A agência Bloomberg noticiou na segunda-feira que a Engie estava a ponderar lançar uma OPA sobre a EDP Renováveis, no valor de 7,3 mil milhões de euros, citando fontes anónimas conhecedoras do processo.

A concretizar-se, esta oferta juntar-se-ia à da China Three Gorges, que tem em curso uma OPA sobre a EDP (que tem a maioria do capital da EDP Renováveis) e outra sobre a EDP Renováveis (esta última está dependente do sucesso da primeira).

Em abril, também o canal BFM Business, citando fontes próximas da Engie, tinha dito que a Engie estava interessada na aquisição do grupo EDP.

Então, o presidente executivo da elétrica, António Mexia, afirmou que não havia quaisquer contactos ou negociações com a francesa Engie com vista a “operações de consolidação”.

A eventual operação agora avançada pela Bloomberg diz apenas respeito à EDP Renováveis.

Segundo a Bloomberg, a empresa francesa estaria sobretudo interessada nos ativos da EDP Renováveis nos Estados Unidos da América, mas admitia fazer uma oferta por toda a empresa.

Em 11 de maio passado, a CTG (que já detém 23,27 por cento do capital social da EDP, sendo o maior acionista) anunciou a intenção de lançar uma OPA voluntária sobre o capital da EDP, oferecendo uma contrapartida de 3,26 euros por cada ação, que a administração da elétrica considerou “baixo”.

Caso a OPA sobre a EDP tenha sucesso, a CTG indicou também que avançará com uma oferta pública obrigatória sobre 100 por cento do capital social da EDP Renováveis (EDPR) a 7,33 euros por ação.

A EDP controla 82,6 por cento do capital social da EDPR, liderada por Manso Neto, que tem a sua sede em Madrid.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: EDP Renováveishome

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias