Categorias: Mundo

Eleições na Eslovénia ganhas por partido fundado há apenas seis semanas

A Eslovénia foi sacudida por um terramoto político. As eleições legislativas de ontem foram ganhas pelo SMC, um partido fundado há seis semanas e cujo líder, Miro Cerar, prometeu renegociar as privatizações já acordadas (ou forçadas?) com a União Europeia.

Com 34,8 por cento dos votos, o Partido de Miro Cerar (SMC) venceu, ontem, as eleições legislativas na Eslovénia, garantindo 36 deputados num Parlamento com 90 eleitos.

Se desconhece o partido, não se assuste: é que tem apenas seis semanas de existência. Apesar de ainda bebé no cenário político, o SMC superou o tradicional vencedor, o Partido Democrático Esloveno (SDS).

Esta força de direita, que conquistou 20,6 por cento dos votos, foi o principal castigado pelos eleitores, que puniram nas urnas os movimentos políticos afetados por escândalos de corrupção e responsáveis pela crise num país que esteve na iminência de ser resgatado, tal como foi Portugal.

Esse resgate só foi evitado porque a Eslovénia negociou, com a União Europeia (UE), um vasto programa de equilíbrio orçamental, que inclui um pacote largo de privatizações, como a venda do aeroporto de Liubliana.

Neste ponto surge o epicentro do foco político: Miro Cerar, o líder do SMC, prometera renegociar as condições desse programa, embora rejeitando a hipótese de romper por completo o acordo com a UE.

“O nosso partido terá como objetivo cumprir com as obrigações acordadas com a UE, mas iremos procurar a nossa própria maneira de atingir essas metas, de uma forma melhor para a Eslovénia”, afirmou o futuro primeiro-ministro esloveno, um professor de Direito com 50 anos de idade.

“Farei o meu melhor para que o programa de privatizações comece este ano. Será uma das prioridades do meu Governo”, garantiu Miro Cerar, citado pela Reuters.

Alenka Bratusek, a primeira-ministra demissionária, é a outra grande derrotada de ontem, apesar de ter suspendido o processo de privatizações durante o período eleitoral.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias