Categorias: Cultura

EDP garante sustentabilidade do edpcooljazz 2013

Desde que é patrocinadora do festival, a EDP tem contribuído para que o edpcooljazz seja ambientalmente sustentável, compensando a totalidade da pegada de carbono deste evento, incluindo as viagens de todos os artistas que participam no festival.

Garantir a sustentabilidade ambiental do edpcooljazz é um dos compromissos assumidos pelo Grupo EDP quando se tornou o patrocinador, através do naming, deste distintivo evento musical, realizado nos cenários idílicos e naturais do concelho de Oeiras ao longo do mês de julho.

A EDP pretende contabilizar e neutralizar o impacte carbónico, compensando a pegada integral do evento que este ano celebra a sua 10.ª edição.

Para apoiar esta tomada de decisão serão inventariadas as emissões resultantes do edpcooljazz, que durante o mês de Julho contará com grandes nomes como Jamie Cullum, John Legend, Diana Krall, Djavan, entre outros.

Para desenvolver esta iniciativa o Grupo EDP conta com o profissionalismo da e)mission, uma marca internacional de gestão de carbono que apoia as organizações e empresas a reduzir o seu impacte no clima. A e)mission identificará os dados necessários para este cálculo, seguindo as metodologias do Greenhouse Gas Protocol, desenvolvido pelo World Resources Institute e o World Business Council for Sustainable Development.

A fronteira operacional razoável para este estudo deverá incluir todas as principais fontes de emissões que deverão ser tomadas em conta para compensar e afirmar a iniciativa da EDP como sendo neutra em carbono.

Entre as principais fontes de emissão de gases com efeito de estufa do evento estão o consumo de diesel dos geradores, produção de brindes, impactes da administração/coordenação, voos, mobilidade e alojamento das bandas convidadas bem como, veículos de serviço, resíduos produzidos e mobilidade dos espectadores.

Será produzido um relatório sucinto da pegada de carbono para o edpcooljazz e ainda relatórios personalizados para cada banda, identificando a fronteira do estudo, as fontes de emissões contabilizadas, e os resultados obtidos.

A neutralização da pegada de carbono será efetuada com créditos de carbono de alta qualidade através de um projeto de uma mini-hidrelétrica localizada nas Honduras, que contribui para a sustentabilidade das comunidades onde se insere, de acordo com as mais exigentes regras das Nações Unidas e outros Standards internacionais. Serão entregues certificados de compensação personalizados para cada banda convidada.

Página: 1 2

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias