Categorias: Nas Notícias

Dois medicamentos que faltavam nas farmácias estavam num armazém, descobre o Infarmed

O Infarmed descobriu um armazém com Artane e Varfine, dois medicamentos que não têm chegado às farmácias nas últimas duas semanas. O regulador abriu um processo de contra-ordenação contra uma empresa de distribuição.

Afinal, há Artane e Varfine: não estão é nas farmácias. O Infarmed, alertado para a falta destes dois medicamentos, foi descobrir um armazém com “embalagens suficientes para suprir as actuais necessidades dos utentes”, como salienta mum comunicado enviado à agência Lusa. O regulador abriu um processo de contra-ordenação contra a empresa de distribuição.

Os incidentes começaram há cerca de duas semanas, quando a autoridade do medicamento começou a receber reclamações, quer de utentes, quer de farmacêuticos, devido à indisponibilidade do Artane, um adjuvante no tratamento de todas as formas de parkinsonismo, e do Varfine, um fármaco com propriedades anticoagulantes e essencialmente utilizado na prevenção do tromboembolismo e tromboses.

O Infarmed entrou em contacto com a empresa responsável pela distribuição dos referidos medicamentos no mercado nacional, tendo recebido a resposta de que o problema ficaria solucionado antes de segunda-feira. Como as dificuldades no abastecimento subsistiam, o regulador avançou para uma acção de inspeção junto do armazém do distribuidor, no qual encontrou “embalagens suficientes para suprir as actuais necessidades dos utentes”.

Para além da contra-ordenação social por violação da obrigação de notificação da ruptura de ‘stock’, a empresa terá de “iniciar de imediato” o abastecimento do mercado com os fármacos guardados. Devem começar “gradualmente a chegar às farmácias embalagens destes produtos” para que “se retorne à situação de regular abastecimento no mercado nos próximos dias”, salienta a nota do Infarmed.

Os responsáveis pela empresa vão ser convocados com carácter de urgência para prestar esclarecimentos sobre o incidente. Os responsáveis pela empresa que detém a autorização de introdução no mercado destes dois medicamentos também terão que prestar explicações.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias