Categorias: Nas Notícias

Deputados acusam Gaspar de ocultar novo agravamento do desemprego até 2016

Vítor Gaspar, ministro das Finanças, foi acusado pelo PS de “falha grave”, por ter ocultado novas previsões de agravamento do desemprego, até 2016.  O titular das Finanças, que participava numa Comissão do Orçamento e Finanças, adianta que o Anexo II do Documento de Estratégia Orçamental (que contém essas previsões e foi enviado pelo Governo para Bruxelas) estava publicado no site da Comissão Europeia, ao dispor dos deputados.

O desemprego em Portugal vai manter-se em rota de crescimento até ao início da próxima Legislatura, pelo menos, de acordo com o Anexo II do Documento de Estratégia Orçamental (DEO), enviado pelo Governo para Bruxelas, com um anexo em que aponta as estimativas da evolução do mercado de trabalho.

De acordo com o Diário Económico, os deputados não tiveram a mesma informação detalhada que o Governo enviou, relativamente ao desemprego. Este jornal aponta para 14,1 por cento de desempregados em Portugal, em 2013, o que representa um número superior à taxa de desemprego estimada pela troika.

Relativamente a 2014, nota-se uma nova revisão em alta: mais 0,1 por cento de desempregados do que o número apontado pelo executivo: 13,2 por cento. E em 2015, ano em que termina o mandato, estima-se um aumento de 0,3 pontos percentuais, para 12,7 por cento, de acordo com o DEO.

Hoje, durante a Comissão do Orçamento e Finanças, que contou com a presença do ministro das Finanças, Vítor Gaspar, os deputados teceram duras críticas ao executivo. O deputado do PS, João Galamba, solicitou uma suspensão dos trabalhos, ate que os deputados tivessem acesso àquela informação. “Trata-se de uma falha grave do Governo. É algo inaceitável”, disse Galamba.

Vítor Gaspar defendeu-se, argumentando que o Anexo II encontra-se publicado no site da Comissão Europeia, pelo que os deputados teriam acesso ao mesmo facilmente.

O ministro das Finanças mostrou-se preocupado com a evolução do desemprego, mas justifica esse crescimento com a situação da atividade económica portuguesa.

Nesse sentido, Gaspar entende que é prematuro fazer debates alargados sobre desemprego, preferindo adiar a discussão sobre o tema para um “momento oportuno”.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias