Nas Notícias

Degradação em escola deixa comunidade apreensiva

Fissuras nas paredes, escoras metálicas a segurar o teto e um chão que se abateu, em algumas partes, mostram aos olhos aquilo que há muito a comunidade escolar da Secundária de Alpendorada, em Marco de Canaveses, no norte de Portugal, sente na pele: a degradação. Apreensiva e com receio de que, a qualquer momento, a casa possa mesmo ‘vir abaixo’, a comunidade escolar apela ao Governo que tome medidas para que se evite uma tragédia. O PT Jornal foi perceber melhor o que se passa e as fotos espelham bem a realidade.

Inaugurada em 2001, no lugar da Granja, na então freguesia de Alpendorada e Matos (hoje Alpendorada, Várzea e Torrão), no concelho do Marco de Canaveses, no distrito do Porto, a escola Secundária local salta para o topo da atualidade agora por causa de um problema que “se arrasta há já muito tempo”.

O PT Jornal falou com um dos alunos do 12.º ano, que frequenta esta unidade de ensino, que nos confidenciou que “a escola mandou uma circular pelas turmas a dizer que esteve um engenheiro na escola e garantiu que a escola não caí”.

Porém, 17 anos depois da sua abertura, os cerca de 700 alunos que ali estudam esperam por obras para cumprirem a sua tarefa… sem temer que o teto lhes possa cair em cima.

“O que é certo é que o chão abateu e criou fissuras nos pilares e nas paredes, a secretária está inutilizável e isso cria mau estar e queria perigo”, relata-nos o aluno, não negando ter “medo”, algo partilhado entre a comunidade escolar.

“Tenho medo que possa cair e, pior que tudo, faça vítimas.”

Fonte da Junta de Freguesia confirmou ao PT Jornal que, “embora a escola Secundária não seja da competência do poder local, este tem acompanhado com especial preocupação esta situação e feito pressão junto das entidades competentes para que o problema possa ser solucionado no mais breve possível”.

Perante este cenário, a comunidade escolar já tem equacionado endurecer a luta para que se faça ouvir, pensando mesmo num boicote às aulas para que a empreitada – que espera um visto do Tribunal de Contas para se realizar – arranque.

“Já foi falado entre alunos em fazer um boicote para tentar acelerar as obras na escola”, conta-nos o aluno, dizendo ainda que “o chão abateu na sala de convívio e zona do bar, atualmente perdemos a sala de convívio, e naquela zona está vedada só para termos acesso ao bar”.

Como há espaços vedados, os corredores ficam lotados de gente impedindo a livre circulação da comunidade escolar por todos os espaços que existiam desde que foi construída a escola.

Veja as fotos que mostram a degradação naquela unidade escolar:

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias