Nas Notícias

Custo da energia degrada ambiente de negócios em Moçambique

Os custos das empresas moçambicanas com a eletricidade agravaram-se em mais de 100 por cento nos últimos três anos e degradaram o ambiente de negócios no país, refere o estudo “Impacto do aumento das tarifas de electricidade no ambiente de negócios”.

O estudo, elaborado pela Confederação das Associações Económicas (CTA), indica que, em novembro de 2015, as tarifas de energia aumentaram 7 por cento e em novembro de 2017 incrementaram 10 por cento.

“Desde 2015, assiste-se a aumentos galopantes nas tarifas de electricidade, que, de forma generalizada, não são acompanhados pela melhoria da sua fiabilidade”, diz a análise.

Estes aumentos incrementaram significativamente os custos para as empresas, lê-se no texto.

Como forma de minimizar a baixa qualidade da energia, muitas empresas são obrigadas a adquirir meios alternativos como geradores e postos de transformação.

“Estes meios alternativos acarretam custos adicionais para o setor privado e estes investimentos podiam ser feitos para melhorar os processos produtivos e aumentar a rendibilidade e competitividade das empresas”, observa a CTA.

No geral, as empresas estão insatisfeitas com o fornecimento de eletricidade, porque, apesar do aumento nas tarifas, nada mudou em termos de qualidade da energia fornecida.

“A principal ilação deste estudo é a necessidade de melhorar a qualidade da energia elétrica fornecida”, afirma-se na análise.

A CTA defende reformas adicionais no setor de energia de modo a facilitar o clima de negócios e a atração de mais investimento para as indústrias.

“Outra solução para a melhoria da qualidade de energia elétrica passa por liberalizar pequenas fontes de geração de energia para fornecerem diretamente à indústria”, destaca o estudo.

Neste sentido, os autores consideram fulcral a revisão da lei de eletricidade e a celeridade na regulamentação da lei que cria a Autoridade Reguladora de Energia.

Esses passos, prossegue a avaliação, vão permitir a transparência entre os operadores do setor energético, bem como maior envolvimento do setor privado na cadeia de distribuição e comercialização da eletricidade.

A promoção da competitividade poderá contribuir para assegurar a qualidade, fiabilidade e transparência na determinação das tarifas.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: EnergiaMoçambique

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 21 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 21 de…

há % dias

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

20 de maio, Timor-Leste liberta-se da ocupação indonésia

Hoje é dia de homenagear as vítimas timorenses, não apenas as vítimas do massacre no…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias