Categorias: Nas Notícias

Costa nega dívida ao fisco que Abreu Amorim recupera do Tal & Qual

António Costa rebate acusação de Carlos Abreu Amorim, sobre alegado incumprimento fiscal, numa altura em que Passos enfrenta dívida à Segurança Social. “Não devo nem devi qualquer quantia relativa à sisa ou à contribuição autárquica”, garante o secretário-geral do PS, numa nota enviada às redações. Em causa, uma notícia do extinto Tal & Qual, recuperada pelo social-democrata Carlos Abreu Amorim.

O caso foi suscitado deputado social-democrata Carlos Abreu Amorim, que publicou no Facebook um post com uma fotografia de uma capa do Tal & Qual (jornal entretanto extinto) que dava conta de uma alegada dívida de António Costa.

Dias depois de ser conhecido o caso que envolve o primeiro-ministro – Passos Coelho não pagou Segurança Social durante cinco anos –, o PSD desenterrou esta história que envolve o secretário-geral do PS.

Em causa está um alegado incumprimento de Costa, que de acordo com aquele jornal extinto não teria pago contribuição autárquica. A manchete do Tal & Qual ganhou atualidade, depois de Carlos Abreu Amorim a (re)publicar, no Facebook, com a seguinte ideia:

“Tudo isto é lamentável! Não é assim que se deve fazer política! Contudo, a velha máxima que ensina: ‘quem tem telhados de vidro deve ser prudente a atirar pedras’ tem aqui plena aplicação”.

A teoria dos telhados de vidro surge após Pedro Passos Coelho ser fustigado de críticas, do PS e de toda a oposição, sobre o incumprimento das contribuições à Segurança Social, durante cinco anos.

Carlos Abreu Amorim defende o seu líder atacando Costa. “Era inevitável – este escarafunchar na arqueologia pessoal de cada um pode não deixar ninguém incólume. Daqui a pouco andaremos em busca das multas de estacionamento e das faturas sem número de contribuinte. Nada que não tenha já acontecido à esmagadora maioria dos cidadãos (exceto os ‘anjos sem asas’ que pululam nos fóruns das rádios e TV’s) mas que uma onda puritanismo hipócrita tenta elevar à esfera do mínimo ético indispensável de todos os quotidianos. Repito: não pode ser assim que se faz política!”, conclui o social-democrata.

Entretanto, António Costa reagiu a esta manchete do Tal & Qual, para negar que tenha incumprido as suas obrigações fiscais.

Numa nota enviada às redações, Costa alude ao facto de “dirigentes do PSD” terem reeditado “uma ‘notícia’ do extinto semanário Tal & Qual, publicada no ano 2000 (ou 2001)”.

“Não devo nem devi qualquer quantia relativa à sisa ou à contribuição autárquica”, garante o secretário-geral do PS, que lembra que já então tinha feito um desmentido dessa alegada falha. “O desmentido que então fiz mantém plena atualidade”, conclui António Costa.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 21 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 21 de…

há % dias

Saúde/Urgências: mau atendimento gera 35% das queixas dos utentes

Reclamações sobem 2.3% até maio. SNS, 112 e Hospital Beatriz Ângelo são as entidades mais…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

21 de junho, o dia mais longo do ano

A 21 de junho assinala-se o solstício de verão, no hemisfério norte. Esta metade de…

há % dias

20 de junho, celebra-se o Dia Mundial do Refugiado

Hoje, assinala-se o Dia Mundial do Refugiado, data criada pelo Alto Comissariado das Nações Unidas…

há % dias

Campanha europeia promove segurança de quem trabalha nas autoestradas

As equipas da Brisa Autoestradas vão estar no dia 20 de junho em três áreas…

há % dias