Costa diz que Portugal tem trabalhado para evitar quebra de ligação entre Europa e EUA

O primeiro-ministro, António Costa, disse hoje que Portugal tem procurado contribuir positivamente para evitar uma quebra na ligação entre Europa e Estados Unidos, lembrando que esta não poderá depender de quem é o Presidente norte-americano no momento.

Em declarações aos jornalistas, à entrada para a cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia, que decorre hoje e sexta-feira em Bruxelas, o primeiro-ministro salientou que Portugal tem procurado contribuir positivamente para não quebrar a “ponte fundamental que secularmente liga os Estados Unidos à Europa”.

“É essencial que haja não só canais de contacto, mas de superação de vários equívocos, de forma a que possamos continuar a ser bons aliados, bons parceiros económicos, e a partilhar os valores que partilhamos em conjunto”, defendeu.

António Costa visitou os Estados Unidos entre 10 e 16 de junho, e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reuniu-se na quarta-feira com o homólogo norte-americano, Donald Trump, numa visita oficial.

“As nossas relações com os Estados Unidos não podem assentar numa base conjuntural de quem é Presidente hoje, e que não será Presidente seguramente um dia. Tem de assentar nas relações estruturais que sempre uniram a América e a Europa e é nessa base que temos trabalhado, quer o Governo, quer o Presidente da República, e que espero que inspire também aqui o Conselho [Europeu] e a administração americana para evitar uma escalada que seguramente causaria muitos prejuízos a uns e a outros”, reforçou.

O primeiro-ministro considerou que o encontro de Marcelo Rebelo de Sousa com Donald Trump, e o tom distendido do mesmo, foi “seguramente um bom sinal de que é possível, apesar de divergentes, encontrar pontos de contacto, pontos de cooperação”.

A relação do bloco comunitário com os Estados Unidos é um dos temas na agenda dos chefes de Estado e de Governo da União Europeia, que se iniciaram esta tarde, em Bruxelas, uma cimeira de dois dias que será dominada pelas migrações e pela reforma da zona euro, antevendo-se discórdia no primeiro tema e passos tímidos no segundo.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias