Categorias: Economia

Combustíveis: esperada uma descida de dois cêntimos na gasolina na próxima semana

Na próxima semana deve ser anunciada uma descida no preço da gasolina, que deverá rondar os dois cêntimos por litro. Depois dos registos históricos batidos recentemente, a queda nas cotações da gasolina deixa antever uma descida do preço deste combustível.

Depois de ter superado registos históricos, o preço da gasolina deve descer pela segunda semana consecutiva, dando seguimento à baixa registada nas cotações médias a nível internacional. Já o gasóleo, que tem estado estável nos mercados, deverá manter o preço.

Atualmente, o litro da gasolina custa em média 1,725 euros, segundo a Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), mas a queda registada nas cotações a nível internacional permite antecipar uma descida no valor de dois cêntimos, já a partir de segunda-feira. Confirmando-se este prognóstico, será apenas a terceira baixa de preço registada este ano. Contudo, o preço médio do gasóleo deverá manter-se nos 1,463 euros por litro, dada a estabilidade da cotação nos mercados

A DGEG revelou ainda que os preços dos combustíveis nos mercados internacionais estão a refletir a crise vivida no mundo ocidental. Isto porque a escalada dos preços, que chegaram a atingir níveis históricos, tem vindo a agravar a queda no consumo. Em janeiro, a redução foi de 6,7 por cento quando comparada com o período homólogo, atingindo o valor mais baixo nos últimos dois anos.

A gasolina caiu 9,2 por cento a nível mundial, sobretudo devido à baixa na gasolina sem chumbo 98 (a menos comercializada), com um ‘trambolhão’ de 23,7 por cento, ao passo que a gasolina sem chumbo 95 ajudou a aliviar a média, caindo ‘somente’ 7,7 por cento. Nos gasóleos, a descida foi de 6,9 por cento, refletindo sobretudo a baixa de 6 por cento no gasóleo rodoviário.

O cartel que controla a produção dos combustíveis na origem, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), já veio justificar que os elevados preços do petróleo não podem ser explicados pelas leis da oferta e da procura, sublinhando existirem “fatores geopolíticos”, “perceção de escassez” e “atividade especulativa”.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias