Categorias: MundoNas Notícias

Combates na Líbia provocaram 56 mortos e 266 feridos nos últimos seis dias

Os combates na capital líbia provocaram 56 mortos e 266 feridos nos últimos seis dias, indicou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS), e quando a ONU se mobiliza para apoiar os superlotados hospitais do país.

“No decurso dos últimos seis dias, os violentos bombardeamentos e disparos na capital líbia provocaram 266 feridos e 56 mortos, incluindo um motorista de ambulância e dois médicos”, precisou em comunicado a OMS.

“Milhares de pessoas fugiram das suas habitações, enquanto outras se encontram encurraladas em zonas de conflito. Os hospitais no interior e no exterior da cidade [Tripoli] recebem diariamente cada vez mais vítimas”, lê-se no documento.

A agência da ONU indicou igualmente que iria aumentar a distribuição de material médico nas zonas atingidas pelos combates.

“Também enviámos equipas médicas de urgência para ajudar os hospitais na primeira linha a enfrentarem a sobrecarga de trabalho e para apoiar o pessoal cirúrgico em colaboração com o Ministério da Saúde”, precisou o médico Syed Jaffar Hussain, representante da OMS e citado no comunicado.

Os combates intensificaram-se na quarta-feira entre as forças do marechal Khalifa Haftar, homem forte do leste do país, que avançam desde há cerca de uma semana em direção à capital líbia, as do Governo de Acordo Nacional (GAN) sediado em Tripoli e reconhecido pela comunidade internacional, apesar dos apelos emitidos para o fim das hostilidades.

Num país mergulhado no caos após a queda do regime Kadhafi em 2011, as organizações internacionais receiam que os civis sejam de novo os mais atingidos pelas violências.

Para além de proporcionar material médico para apoiar os hospitais em Tripoli, a OMS também enviou uma equipa médica de urgência para o hospital de Tarhuna, perto de Tripoli, e a organização também trabalha com os parceiros para responder às necessidades de saúde das pessoas deslocadas e dos migrantes.

O Alto-Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) anunciou na terça-feira ter retirado mais de 150 refugiados de um centro de detenção situado numa zona de combates a sul da capital.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: Líbia

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de sexta-feira, 14 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 14 de…

há % dias

Cientista da UC estuda a evolução estrutural de aglomerados quirais de moléculas chave no meio interestelar

Sérgio Domingos, professor e investigador no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia…

há % dias

17 de junho, incêndio de Pedrógão Grande deixa Portugal de luto

A 17 de junho de 2017, deflagrou em Pedrógão Grande o maior incêndio e o mais…

há % dias

16 de junho, Dia da Criança Africana homenageia mortos do Soweto

Assinala-se hoje o Dia da Criança Africana, celebrado como homenagem às vítimas do massacre do…

há % dias