Centeno acredita num acordo para o Brexit com tempo para adaptação

O ministro das Finanças português e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, defendeu hoje, em Londres, que é possível alcançar um acordo “generoso” para o Brexit, mas os agentes económicos terão de ter tempo para se ajustarem.

“Esta é uma mudança estrutural, e isto é o mais positivo que posso ser. Como mudança estrutural, os agentes demoram tempo a ajustar-se e precisamos de tornar a transição muito clara e os políticos têm de dar tempo aos agentes para se ajustarem”, disse Centeno, numa palestra na universidade britânica London School of Economics.

Centeno prevê que o Brexit resulte em fluxos de pessoas e capitais e que empresas vão entrar e vão sair do Reino Unido, mas alertou que “há muito em jogo, especialmente no setor financeiro”.

O presidente do Eurogrupo alertou para os riscos que o Brexit (processo de saída do Reino Unido da União Europeia) representa para as duas economias, especialmente a britânica, e mostrou-se confiante num desfecho positivo das negociações.

“Penso que temos condições para ter um acordo sobre o Brexit que seja generoso o suficiente para os agentes económicos terem tempo de se ajustarem, uma vez que a transição for definida pelos políticos”, concluiu.

O Governo britânico deu conta nos últimos dias de que intensificou os preparativos para a falta de um acordo e hoje publicou mais um lote de notas técnicas para informar pessoas e empresas sobre as consequências de uma saída da União Europeia sem um entendimento com Bruxelas.

O ministro para o Comércio Internacional, Liam Fox, disse em agosto que as probabilidades de não se chegar a um acordo eram de “60-40”, mas, no início da semana, o negociador-chefe dos 27, Michel Barnier, aludiu para a possibilidade de se chegar a um consenso até novembro.

Mário Centeno esteve em Londres na qualidade de presidente do Eurogrupo para proferir uma palestra intitulada “Como pode o euro proteger a Europa de crises futuras?”, em que discutiu as medidas para reformar a moeda única europeia e como é que esta pode proteger a economia europeia de choques internos e externos no futuro.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias