Mundo

Centeno acredita que novo Governo italiano não vai atrasar reforma da zona euro

O presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, disse hoje acreditar que a entrada em funções do novo Governo italiano, assumidamente “antissistema”, não irá atrasar o processo de reforma da zona euro e que será possível tomar decisões na cimeira de junho.

“Não há nenhuma preocupação com o processo, é um processo democrático. Nós temos mudanças de governo em muitos países na Europa, (esta) é mais uma, e vamos com certeza continuar a trabalhar todos em conjunto para o reforço da área do euro”, disse Centeno à entrada para uma reunião do fórum de ministros das Finanças da zona euro.

Considerando que as discussões estão a desenvolver-se de forma positiva – “as peças começam a cair no sítio onde esperávamos”, apontou -, o presidente do Eurogrupo reforçou que o trabalho em curso envolve “todos os países, e seguramente também o novo Governo italiano”.

“Este é um processo de debate em torno de estratégias muito importantes para a área do euro, não prevemos nenhum atraso nesse sentido”, disse, lembrando que “no final de junho há uma cimeira para tomar decisões”.

Na véspera, o Presidente de Itália, Sergio Mattarella, encarregou Giuseppe Conte de formar Governo, como propuseram os líderes da Liga (nacionalista) e do Movimento 5 Estrelas (antissistema).

Relativamente aos trabalhos de hoje, Mário Centeno indicou que serão debatidas sobretudo “questões relacionadas com o Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) enquanto ‘backstop’ (instrumento de segurança último recurso) do mecanismo de resolução único, e fazer deste MEE um instrumento mais eficaz na gestão de crises”, pelo que “é uma reunião importante”.

Também em agenda estará o programa de assistência à Grécia, tendo Centeno comentado que já houve “na semana passada boas notícias”, com um “acordo entre o Governo grego e as instituições para um conjunto alargado de reformas”, importante no sentido de terminar a quarta e última revisão do resgate em curso, que terminará no verão.

“Estamos certamente um passo mais próximo do final deste programa”, disse.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 26 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 26 de…

há % dias

Alterações climáticas podem tornar-se na principal causa da perda de biodiversidade até 2050

De acordo com um estudo publicado hoje (sexta-feira, 26) na prestigiada revista Science, a biodiversidade global…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

26 de abril, dia de recordar as vítimas de Chernobyl

A 26 de abril de 1986, na Ucrânia (então parte da União Soviética), dá-se o pior…

há % dias

UC coordena projeto europeu direcionado para agricultura digital

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a coordenar um…

há % dias

24 de abril, os gregos entram em Troia escondidos no mítico Cavalo

O dia 24 de abril marca a entrada dos gregos em Troia: os troianos julgam…

há % dias