Categorias: Nas Notícias

Câmara de Aljezur oferece passes e cadernos de atividades aos alunos do concelho

A Câmara de Aljezur vai pagar os passes escolares aos alunos do ensino secundário que estudam fora do concelho e oferecer os cadernos de atividades aos do ensino básico no próximo ano letivo, anunciou hoje a autarquia.

De acordo com a autarquia do distrito de Faro, os apoios são atribuídos no âmbito das medidas de desagravamento financeiro das famílias e na promoção do sucesso escolar.

“O município tem tido (…) um foco e uma preocupação constante na área da educação, como foi a introdução da língua inglesa na primária, a oferta dos livros escolares, a alimentação saudável, entre outras, apoiando continuamente os alunos e famílias do concelho”, sustentou a autarquia em comunicado.

A proposta para o pagamento integral dos passes escolares aos cerca de cem alunos que se deslocam para frequentar o ensino secundário fora do concelho foi aprovada, por unanimidade, na reunião do executivo, de maioria socialista, em 14 de agosto.

Na mesma reunião, a autarquia aprovou a proposta para oferecer os cadernos de atividades a todos estudantes do ensino básico, bem como atribuir ao Agrupamento de Escolas de Aljezur uma verba anual no valor de 12,50 euros por aluno da educação pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico, destinada à aquisição de materiais didáticos e pedagógicos para ser gerida pelos professores.

Segundo a autarquia, as famílias não necessitam de comprar cadernos de atividades, pois estes serão oferecidos pelo município, que os vai adquirir e entregar aos alunos no início do ano letivo.

Os apoios à formação escolar no concelho serão também reforçados com a entrega ao Agrupamento de Escolas dos manuais escolares adquiridos pela Câmara em anos anteriores, “para que haja uma única bolsa de manuais para empréstimo e que essa bolsa seja gerida pelo agrupamento”.

Para o município, alargar a gratuidade dos passes escolares e oferecer os cadernos de atividades aos alunos de Aljezur “é uma forma de contribuir para uma maior justiça, igualdade de oportunidades e uma poupança significativa nos orçamentos familiares”.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

20 de maio, Timor-Leste liberta-se da ocupação indonésia

Hoje é dia de homenagear as vítimas timorenses, não apenas as vítimas do massacre no…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias