Categorias: CulturaNas Notícias

Camané e Mário Laginha apresentam “Aqui Está-se Sossegado” no Coliseu de Lisboa

O fadista Camané e o pianista Mário Laginha apresentam em dezembro, no Coliseu de Lisboa, o projeto “Aqui Está-se Sossegado”, que representa um regresso às origens do fado, anunciou hoje o cantor.

“Dia 20 de dezembro ‘Aqui Está-se Sossegado’ espera por vocês no Coliseu de Lisboa”, lê-se numa publicação hoje partilhada na conta oficial de Camané na rede social Instagram, acompanhada de uma foto dos dois músicos.

O projeto, no qual Camané canta fado acompanhado ao piano por Mário Laginha representa um regresso às origens. “O fado, quando começou, era tocado ao piano”, lembrou o fadista em declarações à Lusa em dezembro.

Só mais tarde, recordou Camané, “se tornaria mais fácil tocá-lo [ao fado]” com “a guitarra portuguesa, a viola… primeiro, a guitarra portuguesa, depois, passados muitos anos, a viola e depois o baixo e o contrabaixo”.

Em novembro, o agente de Camané revelou à Lusa que o fadista e o pianista se tinham juntado num novo projeto que seria apresentado ao vivo este ano.

O primeiro concerto aconteceu a 26 de janeiro, na Casa da Música, no Porto, e o segundo a 09 de fevereiro, no Centro de Artes de Águeda.

O fadista e o pianista “já deram vários concertos juntos”, e do “excelente entendimento sentido nessas colaborações esporádicas” resulta “o inevitável aprofundamento desta simbiose”. Este novo projeto é “de raiz para dar mais brilho a uma voz e a um piano que se descobriram cúmplices desde a primeira vez que encheram um palco”.

O alinhamento dos concertos inclui “cerca de duas dezenas de temas, saídos do cânone fadista tradicional, do repertório de Camané e também inéditos compostos por Mário Laginha que, recorde-se, musicou já um poema de Álvaro de Campos [heterónimo de Fernando Pessoa] para Camané, ‘Ai Margarida'”.

Quando falou com a Lusa, em dezembro, Camané admitiu a possibilidade de gravar alguns dos temas construídos para este projeto, mas só “passado algum tempo”, depois de terem “rodado muito as coisas e tocado muito”.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias