Categorias: Nas Notícias

Bruxelas prevê que Itália vai crescer moderadamente mas incertezas são mau presságio

O crescimento da economia italiana deverá acelerar moderadamente a partir deste ano, mas a incerteza das políticas governamentais e o planeado recuo das reformas estruturais são um mau presságio, segundo as previsões da Comissão Europeia hoje divulgadas.

Depois de ter atingido 1,6 por cento em 2017, Bruxelas prevê que o crescimento do PIB de Itália seja de 1,1 por cento este ano, 1,2 por cento em 2019 e 1,3 por cento em 2020, sustentado sobretudo pelo aumento do investimento resultante de incentivos fiscais e pelas “ainda favoráveis” de financiamento apesar das turbulências dos mercados.

Segundo as previsões da Comissão Europeia hoje divulgadas em Bruxelas, a incerteza das políticas governamentais e o planeado recuo das reformas estruturais são um “mau presságio” para o emprego e para o crescimento potencial de Itália.

O moderado crescimento nos próximos anos será sustentado por uma recuperação das exportações e aumento do gasto público, refere Bruxelas, adiantando que depois de um sólido crescimento, de 1,6 por cento, em 2017, a economia italiana desacelerou na primeira metade deste ano devido à queda das exportações e da produção industrial.

Contudo, Bruxelas sublinha que o aumento do défice associado a taxas de juro mais altas e riscos “substanciais e negativos”, incluindo incerteza quanto às políticas do Governo, coloca em risco a redução do elevado rácio da dívida pública face ao Produto Interno Bruto (PIB).

Para o rácio da dívida pública face ao PIB, Bruxelas prevê que este atinja 131,1 por cento este ano, desça para 131 por cento em 2019 e volte a subir para 131,1 por cento em 2020.

O rácio do défice do Estado face ao PIB deverá agravar-se de 1,9 por cento este ano para 2,9 por cento em 2019 e 3,1 por cento em 2020.

No que diz respeito à taxa de desemprego, a Comissão Europeia prevê que esta desça de 10,7 por cento este ano para 10,4 por cento em 2019 e 10 por cento em 2020, depois de se ter cifrado em 11,2 por cento em 2017.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias