Nas Notícias

Bruxelas apresenta nova estratégia para fomentar a bioeconomia na UE

A Comissão Europeia apresentou hoje uma nova estratégia para a bioeconomia, com vista a melhorar e reforçar a utilização sustentável de recursos renováveis para dar resposta a desafios como as alterações climáticas e o desenvolvimento sustentável.

O plano de ação, apresentado hoje em Bruxelas por Carlos Moedas, comissário responsável pela Investigação, Ciência e Inovação, está apoiado em 14 medidas concretas, que entrarão em vigor já em 2019, e que apontam para três grandes objetivos: expandir e reforçar os setores dos produtos biológicos, criar rapidamente bioeconomias em toda a Europa, proteger o ecossistema e compreender as limitações ecológicas da bioeconomia.

Para tirar “plenamente partido do potencial da bioeconomia para modernizar a economia”, a Comissão irá criar uma Plataforma Temática de Investimento em Bioeconomia Circular, com uma dotação de 100 milhões de euros, a fim de integrar as inovações a nível biológico no funcionamento do mercado e eliminar os riscos associados aos investimentos privados em soluções sustentáveis, e irá facilitar o desenvolvimento de novas biorefinarias sustentáveis em toda a Europa.

Para ajudar os Estados-membros e, particularmente, as regiões da Europa Central e Oriental e melhor aproveitar o potencial em matéria de biomassa e resíduos, o executivo comunitário vai desenvolver uma agenda estratégica para a implantação de sistemas agrícolas e alimentares, silvicultura e produtos biológicos sustentáveis, assim como criar um Mecanismo de Apoio a Políticas Bioeconómicas para países da União Europeia (UE), ao abrigo do Programa-Quadro Horizonte 2020.

Bruxelas pretende ainda lançar ações-piloto para o desenvolvimento de bioeconomias em zonas rurais, costeiras e urbanas, por exemplo, em matéria de gestão de resíduos ou de sequestro de carbono.

Também tem como objetivo enfrentar os desafios colocados pela pressão demográfica, as alterações climáticas e a degradação dos solos. Para dar resposta a estes desafios, a Comissão quer implementar um sistema de monitorização à escala europeia para acompanhar os avanços na realização de uma bioeconomia sustentável e circular.

Neste sentido, o executivo comunitário deseja melhorar, com base na recolha de dados, os conhecimentos em domínios específicos da bioeconomia e assegurar uma melhor acessibilidade através do Centro de Conhecimento para a Bioeconomia, fornecer orientações e promover boas práticas quanto à aplicação da bioeconomia dentro de limites ecológicos seguros.

A nova estratégia para a bioeconomia integra-se nos esforços da Comissão para dar um novo impulso ao emprego, ao crescimento e ao investimento, um objetivo expresso pelo presidente Jean-Claude Juncker no seu último discurso do Estado da União.

De acordo com Bruxelas, a bioeconomia tem potencial para criar um milhão de empregos verdes até 2030.

A bioeconomia abrange todos os setores e sistemas que dependem de recursos biológicos e constitui um dos maiores e mais importantes domínios económicos da UE, englobando a agricultura, a silvicultura, as pescas, os géneros alimentícios, a bioenergia e os produtos biológicos.

O seu volume de negócios anual avizinha os dois mil milhões de euros, empregando cerca de 18 milhões de pessoas.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias