Categorias: Nas Notícias

Bloco quer demissão de Santos Pereira por “inadaptação”, ministro diz que “inadaptado é o Bloco”

A deputada do Bloco de Esquerda (BE), Mariana Aiveca, e o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, trocaram acusações, na comissão parlamentar de hoje, suscitadas pela redução das indemnizações aos trabalhadores despedidos. Aiveca sugeriu que Santos Pereira deixasse o cargo por “inadaptação”, ao que o ministro respondeu que “inadaptado é o Bloco de Esquerda”.

O corte nas indemnizações aos trabalhadores provocou uma acusação do BE, que através da deputada Mariana Aiveca referiu que o ministro da Economia e o Governo estão a tomar medidas “à socapa”.

Na audição de Álvaro Santos Pereira na comissão parlamentar, hoje, o ministro foi confrontado com um estudo do Ministério da Economia, que pretende saber quais as indemnizações pagas na União Europeia pelas cessações dos contratos de trabalho.

A deputada Mariana Aiveca considera que estes cortes nas indemnizações representam “mais uma medida à socapa”. Aiveca sugeriu “despedir o Governo, começando pelo ministro da Economia”, acusado de “inadaptação” à sua tarefa.

Álvaro Santos Pereira devolveu a acusação, afirmando que “inadaptado é o Bloco de Esquerda”. O ministro lembra que vai “falar com os parceiros sociais”, em concertação social, o que por si só é prova de que “nada está a ser feito à socapa”.

“A proposta do Governo será analisada com os parceiros sociais. E esse estudo também, com o objetivo de se atingir um entendimento”, explicou Álvaro Santos Pereira. Em causa está a nova descida nas indemnizações por despedimento.

O Governo quer mexer nas regras de indemnização aos trabalhadores que sejam despedidos, com as compensações a diminuírem. A medida, cuja aplicação o executivo de Passos Coelho define para novembro, vai ser discutida em concertação social.

De acordo com a proposta do Governo, as indemnizações não ultrapassarão os 13 dias por ano de trabalho, sendo que na pior das hipóteses um trabalhador despedido poderá receber uma indemnização equivalente a sete dias por ano de serviço à empresa empregadora.

O BE discorda, mas o ministro da Economia considera que as novas indemnizações estão dentro do que se pratica na União Europeia. E Álvaro Santos Pereira assegura que não é uma medida que vá para além do memorando de entendimento da troika.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 21 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 21 de…

há % dias

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

20 de maio, Timor-Leste liberta-se da ocupação indonésia

Hoje é dia de homenagear as vítimas timorenses, não apenas as vítimas do massacre no…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias