Categorias: Nas NotíciasPaís

Bloco acusa DN de “manipular factos” para conseguir “manchete sonante”

O Bloco de Esquerda reagiu à notícia que faz manchete no Diário de Notícias (DN), na edição desta terça-feira, segundo a qual os deputados bloquistas e socialistas “são quem mais falta”. Numa publicação nas redes sociais, o partido corrigiu a notícia: “são quem mais cumpre as normas da DGS”.

O partido usou as redes sociais para partilhar um texto que serve como direito de resposta, recorrendo a uma imagem da manchete do Diário de Notícias, com uma alteração do título (da responsabilidade do Bloco).

Face a esta notícia, que manipula os factos para produzir uma manchete sonante, esclarece-se o seguinte: a notícia considera as ausências de deputados durante toda a legislatura, incluindo o período de pandemia”, escreve o Bloco.

“Como sabe o Diário de Notícias, a Assembleia da República, por razões sanitárias e em linha com as recomendações da DGS, limitou o número de deputados presentes durante este período. Esta informação, que contradiz o sentido da manchete, é referida no próprio artigo”, prossegue a mesma nota, que cita um excerto da notícia.

Nesse excerto, pode ler-se que “muitas faltas foram, na verdade, forçadas, por razões sanitárias (a lotação do plenário foi limitada por poder haver distância física entre os deputados)”.

“Assim, constata-se o óbvio: aquilo que o DN trata indiscriminadamente como ‘faltas de deputados’ corresponde, na esmagadora maioria dos casos, ao cumprimento das regras de segurança estabelecidas no âmbito do combate à pandemia”, continuam os bloquistas.

Recorde-se que, em virtude da pandemia, foi tomada a decisão de reduzir a presença de deputados em plenário (um terço dos deputados de cada grupo parlamentar, de acordo com o que foi aprovado pela Conferência de Líderes).

Os partidos que só têm um deputado mantêm a representação parlamentar, estando por isso fora desta decisão.

“Se o Diário de Notícias tivesse conferido os motivos apresentados para estas ausências – coisa que, para que fosse possível produzir a referida manchete, decidiu omitir da notícia –, notaria que: das 129 faltas atribuídas a deputados do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, 119 resultam do cumprimento das medidas de segurança impostas pela pandemia (justificadas como “força maior” durante o período em que vigora a redução de deputados no plenário)”, realçam os bloquistas.

“Para conseguirem produzir uma manchete sonante, ignoram os factos e manipulam a informação. Assim, resta-lhes assumir o erro e corrigir a informação”.

O Bloco de Esquerda considera que existe uma “manipulação inaceitável, que atribui à notícia um sentido enganador”.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias