Categorias: Nas Notícias

Biblioteca Municipal da Guarda lembra escritor Júlio Dinis em setembro

A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), na Guarda, anunciou hoje que, em setembro, vai destacar a obra do escritor Júlio Dinis, que “integra a galeria dos grandes autores clássicos da literatura portuguesa”.

Segundo uma nota da Câmara Municipal da Guarda hoje enviada à agência Lusa, Júlio Dinis (1839-1871) será lembrado com uma mostra bibliográfica e um documentário.

A mostra bibliográfica “Evocar Júlio Dinis 148 Anos após a sua morte” será inaugurada na terça-feira e fica patente ao público até ao dia 30 de setembro.

A fonte lembra que Joaquim Guilherme Gomes Coelho, que adotou o pseudónimo de Júlio Dinis, foi médico, escritor e professor.

“Na sua curta vida publicou vários romances, entre eles ‘As Pupilas do Senhor Reitor’, em 1867, ‘Uma Família Inglesa’ e ‘A Morgadinha dos Canaviais’, em 1868 e, em 1870 reuniu vários contos nos ‘Serões da Província’. No ano da sua morte, foi ainda editado o romance ‘Os Fidalgos da Casa Mourisca’. Postumamente, em 1874, publicaram-se as suas ‘Poesias’. Os ‘Inéditos e Esparsos’ foram editados, em dois volumes, em 1910”, é referido.

A nota adianta ainda que, em meados do século XX, “foi compilada a sua produção na área do teatro”.

A obra de Júlio Dinis, como lembra a autarquia da Guarda, “está classificada como manifestação da transição literária entre o estilo romântico e o realismo”.

A homenagem da BMEL a Júlio Dinis inclui ainda, no dia 12 de setembro, às 18:00, a exibição do documentário “As pupilas do Senhor Reitor”, que é destinado ao público em geral.

Para além das iniciativas dedicadas ao escritor Júlio Dinis, a Biblioteca Municipal da Guarda apresenta, entre 06 e 28 de setembro, a exposição fotográfica de Paulo Velosa intitulada “One more day in Neverland”, que é ilustrativa de um diário de viagem por terras da América Latina.

Da programação merece também destaque um recital de poesia, por Ângelo Marques e Suzete Marques, no dia 19, às 21:30.

“Neste recital, a poesia e a música apresentam-se de mãos dadas, o canto dá voz a alguns dos maiores poetas e escritores da língua portuguesa, nomeadamente Camões, Florbela Espanca, Natália Correia, Pessoa, Eugénio de Andrade, Sophia de Mello Breyner, Torga, Saramago e António Gedeão, e dos músicos José Mário Branco, Janita Salomé, Adriano Correia de Oliveira, Amélia Muge, Fausto, José Afonso, entre outros”, lê-se na nota da autarquia da Guarda.

No dia 24, às 18:00, será apresentada a antologia poética “Mundo Real Poético”, de Carlos d’Abreu e, no dia 26, às 17:30, o livro “Comportamento à fadiga, fluência e fratura de betões polimétricos”, da autoria de Delfim Monteiro.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: CulturaLiteratura

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias