Categorias: Nas Notícias

BIAL: “É a primeira vez” que um medicamento português “inovador é aprovado nos EUA”

O Zebinix, o antiepilético da BIAL com a primeira patente portuguesa a nível de medicamentos, vai ser comercializado nos EUA. Em comunicado, a farmacêutica realça a “enorme satisfação” de ver o fármaco ser aprovado por “padrões de exigência extraordinariamente elevados”.

O Zebinix, um antiepilético comercializado na União Europeia desde 2009, vai entrar no mercado dos Estados Unidos da América, com a designação comercial Aptiom. A revelação parte da BIAL, o fabricante que registou a primeira patente portuguesa a nível dos medicamentos.

“Sentimo-nos especialmente orgulhosos pois é também a primeira vez que a indústria farmacêutica portuguesa tem um medicamento inovador aprovado nos EUA”, resumiu o diretor-executivo da BIAL, António Portela, por comunicado.

“Depois da Europa, é com enorme satisfação que vemos agora reconhecido o nosso trabalho de quinze anos de investigação pelas autoridades reguladoras norte-americanas, cujos padrões de exigência, tais como os da EMA (Agência Europeia do Medicamento), são extraordinariamente elevados”, salienta ainda o texto.

Segundo a informação avançada pela farmacêutica, o Zebinix vai entrar na maior economia do mundo durante o segundo trimestre de 2014, com o nome Aptiom e tendo como distribuidor a Sunovion Pharmaceuticals Inc., parceira comercial da Bial desde 2007.

Este antiepilético, o primeiro de patente e investigação portuguesa a ser aprovado pelo regulador do mercado farmacêutico dos EUA, resulta de um investimento superior a 300 milhões de euros, mas responde a um mercado com vários milhões de consumidores. Nas contas da Organização Mundial de Saúde, a epilepsia afeta 50 milhões de pessoas em todo o mundo, 2,2 milhões das quais residem nos EUA.

“Podermos finalmente atravessar o Atlântico e comercializar o nosso medicamento nos Estados Unidos é de uma enorme relevância, pois estamos a entrar num país que representa cerca de 50% do mercado mundial dos medicamentos para a epilepsia”, complementou António Portela, na mesma nota.

O Zebinix já é comercializado em 39 países como tratamento adjuvante de adultos com crise epiléticas parciais.

“São momentos como este que nos fazem acreditar profundamente em toda a nossa equipa e no investimento em investigação e desenvolvimento, uma estratégia que faz parte do ADN da BIAL”, concluiu António Portela.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 21 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 21 de…

há % dias

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

20 de maio, Timor-Leste liberta-se da ocupação indonésia

Hoje é dia de homenagear as vítimas timorenses, não apenas as vítimas do massacre no…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias