Categorias: Mundo

Bebé salvo num tubo de esgoto na China está a “recuperar bem”, dizem médicos

É o novo herói da China: o recém-nascido que foi resgatado vivo num tubo de esgoto está a “recuperar bem”. Os médicos apresentam um diagnóstico positivo, enquanto a polícia iliba a mãe. Ao contrário das informações que circularam ontem, a mulher esteve presente no salvamento e foi ela que lançou o alerta, momentos depois de dar à luz.

A polícia de Jinhua forneceu novas informações sobre o caso do bebé que caiu num cano de esgoto, na China, sendo resgatada viva pelos bombeiros. De acordo com as autoridades chinesas, foi a própria mãe do bebé que ouviu o choro do recém-nascido, a partir da casa de banho onde dera à luz, e que alertou o responsável pelo prédio, para que chamasse os bombeiros.

A polícia descobriu que a jovem avisou que o seu filho estava naquele tubo de esgoto. E esta mãe esteve sempre ao lado das autoridades, a ajudar no resgate.

A mulher, de 22 anos, solteira, alega que não tem condições para ter um filho, nem sequer para abortar. Diz ainda que tentou a todo o custo retirar o bebé, mas que não conseguiu.

Apesar de informações contraditórias – alguns órgãos de comunicação chineses revelam que o caso está encerrado – a verdade é que a mulher poderá ter de responder por tentativa de homicídio.

Recorde-se que a criança foi descoberta por um morador do apartamento, que ouviu o choro do bebé proveniente dos tubos de esgoto.

Os bombeiros foram chamados ao local, mas a única forma que encontraram para salvar o bebé foi cortar o tubo (com 10 centímetros de diâmetro), retirando-o do local e transportando-o desde logo para o hospital local.

A partir daqui, davam início à fase seguinte, também ela complicada: retirar o recém-nascido do interior do tubo de canalização. As operações de retirada do menino do interior do tubo – já acompanhadas pelos médicos – foram bastante demoradas, para não provocar ferimentos à vítima, que nascera poucas horas antes.

O recém-nascido foi retirado do tubo sem qualquer ferimento e, segundo o jornal China Daily, encontra-se bem, ainda que internado, sob vigilância médica, numa incubadora, que inspirou um batismo: Bebé 59, o número da incubadora onde está a recuperar desta aventura. Veja as imagens, que podem afetar pessoas mais sensíveis. Veja o vídeo do resgate.

O caso suscitou uma onda de solidariedade, com dezenas de pessoas a ocorrerem ao hospital para fazerem doação de bens de primeira necessidade – roupas, fraldas, leite em pó, entre outros – para o menino. Também há diversos casais que se manifestam interessados na adoção da criança.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias