Categorias: Economia

Barclays fica em Portugal mas pondera vender área de retalho

O Barclays irá continuar presente em Portugal. O PT Jornal apurou que a intenção é colocar o setor do retalho à venda, mas mantendo as restantes operações. No entanto, fonte oficial explica, ao PT Jornal, que “o negócio de ‘Retail and Business Banking’” continua “forte” em Portugal, “progredindo no caminho para o crescimento”.

O Barclays anunciou ontem a definição das principais áreas de negócio do grupo e muitos analistas interpretaram uma saída do mercado português, através da venda ou da suspensão das operações.

Com cerca de 1600 funcionários em Portugal, o anúncio de um eventual fim da atividade do Barclays fez surgir de imediato o espectro do desemprego.

Numa explicação ao PT Jornal, uma fonte oficial do Barclays afirmou que a área do retalho continua “forte” em Portugal: “o negócio de ‘Retail and Business Banking’ na Europa (Itália, França, Espanha e Portugal) continua a ser um negócio forte, progredindo no caminho para o crescimento e isso mantém-se inalterado”.

“O foco do banco continua a ser o de servir os seus clientes, bem como construir um banco ‘premier’ forte na Europa e continuará a gerir este negócio tendo em vista esse objetivo”.

Na reestruturação ontem anunciada, o Barclays revelou que pretende agrupar num setor ‘non-core’ todas as áreas de negócio que não sejam “estrategicamente atrativas”.

Nesse setor serão incluídas as operações de retalho na Europa (‘European Retail Banking operations’). Ao que o PT Jornal apurou, o Barclays procura um comprador para a área do retalho em Portugal, mantendo as restantes atividades no país. Caso se concretize a venda da operação de retalho a ameaça de desemprego diminui, como já foi defendido pelos sindicatos do setor.

“Muitos desses negócios são lucrativos e podem ser atrativos para outros donos. Vamos manter uma gestão ativa enquanto exploramos opções para a venda ou uma saída oportuna”, explicou, ontem, o presidente executivo, Anthony Jenkins.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Asma, uma doença que merece todo o nosso respeito!

Artigo de opinião da Dra. Cláudia Ferrão – Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da…

há % dias

6 de maio, nasce Sigmund Freud, o pai da Psicanálise

Sigmund Freud nasceu em Freiberg, na Áustria, a 6 de maio de 1856. Foi um…

há % dias

5 de maio, nasce o Conselho da Europa, pilar dos Direitos Humanos

O Conselho da Europa é a mais antiga instituição europeia em funcionamento. Nasceu a 5…

há % dias

4 de maio, Margaret Thatcher torna-se na primeira líder do governo britânico

Margaret Thatcher foi eleita a 4 de maio de 1979, tornando-se na primeira mulher chefe…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias