Categorias: Nas Notícias

Áustria vota domingo em legislativas antecipadas com Sebastian Kurz como favorito

A Áustria vota no domingo em eleições legislativas, depois do colapso em maio da coligação entre conservadores e extrema-direita, com o ex-chanceler Sebastian Kurz como claro favorito e uma grande incógnita sobre com quem se irá coligar.

Aos 33 anos, Kurz, que em 2017 se tornou o mais jovem chanceler da Áustria, mantém o seu Partido Popular Austríaco (ÖVP, conservador) no topo das sondagens, com entre 33 por cento e 34 por cento, mais de dez pontos percentuais de vantagem sobre o Partido Social-Democrata da Áustria (SPÖ) e sobre o antigo parceiro de coligação, o Partido da Liberdade da Áustria (FPÖ, extrema-direita) ambos creditados com 20 por cento a 23 por cento.

Os Verdes, que em 2017 perderam todos os 24 deputados que tinham no parlamento, recuperam votos e surgem nas sondagens com 11 por cento a 13 por cento, seguidos do partido liberal NEOS, com 8 por cento.

O país de 8,8 milhões de habitantes é administrado desde junho por um governo interino liderado pela ex-presidente do Tribunal Constitucional Brigitte Bierlein, depois do escândalo Ibizagate ter levado à demissão do líder da extrema-direita e vice-chanceler Heinz-Christian Strache, à dissolução da coligação ÖVP-FPÖ e à votação de uma moção de censura a Kurz.

O escândalo foi desencadeado pela divulgação de um vídeo, filmado clandestinamente dois anos antes numa casa em Ibiza, em que Strache e um dos seus mais próximos colaboradores aparecem a discutir com uma suposta sobrinha de um oligarca russo a concessão de contratos públicos em troca de apoio financeiro ao FPÖ.

Quatro meses depois, Kurz lidera incontestado as sondagens, restando poucas ou nenhumas dúvidas de que voltará a ser chanceler, e tem recusado clarificar com quem vai coligar-se para formar governo.

Ao longo da campanha, muito centrada na sua figura e com pouca discussão de grandes temas políticos, Kurz tem afirmado que está a contar com uma vantagem mais reduzida sobre os outros partidos e que “ser o ‘número um’ não chega”, porque “sempre que houver uma maioria contra, ela será usada”.

Uma nova coligação entre os conservadores e a extrema-direita é desejada pelo novo líder do FPÖ, Norbert Hofer, de discurso relativamente moderado e que parece manter uma boa relação com Kurz, mas essa ambição é complicada pela forte animosidade que caracteriza a relação de Sebastian Kurz com o líder parlamentar da extrema-direita e ex-ministro do Interior Herbert Kickl, que representa a linha dura do partido e é muito popular entre os militantes.

Para os analistas, é uma solução possível, mas muito instável, assim como uma coligação a três com os Verdes e o NEOS, inédita no país.

Já uma “grande coligação” com os sociais-democratas do SPÖ de Pamela Rendi-Wagner, partido que liderou muitos dos governos austríacos do pós-Guerra, várias vezes coligado com os conservadores, é menos provável, visto que Kurz deve muita da sua popularidade à perceção de que operou uma verdadeira mudança política em 2017, precisamente ao por fim a um governo de coligação ÖVP-SPÖ.

“Qualquer partido democraticamente eleito pode fazer parte de um governo”, limitou-se a dizer Kurz à televisão pública ORF. “A minha opção preferida é formar uma coligação que trabalhe pela Áustria e nos permita continuar o caminho de mudança e fazer as reformas necessárias”.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: home

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias