Categorias: Cultura

As Três Irmãs de Tchékhov chegam ao TeCA com experiência de vida

A partir de sexta-feira, no Porto, Graça Lobo, Mariema e Paula Só protagonizam encenação de Martim Pedroso, que parte da obra escrita em 1900 por Anton Tchékhov.

Uma peça que fala “de teatro, de todos os atores, trata da vida de todos os espectadores, do nosso país e de uma Europa falida”.

Anton Tchékhov escreveu As Três Irmãs em 1900, mas o texto continua tão atual que Martim Pedroso resolveu adaptá-lo aos tempos que correm.

Para tal, juntou um elenco de atrizes seniores, Graça Lobo, Mariema e Paula Só, acrescentando outra possibilidade de leitura desta obra pela sugestão da biografia das próprias atrizes.

As ‘Três (Velhas) Irmãs – Uma Memória de Tchékhov’ é o resultado final, espetáculo em cena no Teatro Carlos Alberto, no Porto, de 8 a 17 de maio.

A obra de Tchékhov conta a história de três irmãs – Olga, Macha e Irina – que são esquecidas na província russa, mas ainda sonham ir para Moscovo.

Esta revisitação, com texto, dramaturgia e encenação de Martim Pedroso, constrói-se em dois níveis de representação, combinando a ficção do texto e referências autobiográficas das próprias atrizes.

Para o encenador, “são três atrizes que nunca poderiam ser irmãs na vida mas que, por serem tão diferentes, são tão maravilhosas juntas, precisamente por se complementarem”.

E é assim que este espetáculo, que conta com uma “trindade perfeita no teatro”, coloca em evidência o próprio envelhecimento, na sociedade ou no palco.

Martim Pedroso, que também integra o elenco, revela que, na peça, tentou-se “aproximar as personagens às atrizes, ou confundi-las com as personagens, como se não houvesse fronteira entre umas e outras”.

Há espaço para a improvisação, onde Graça Lobo – que interpreta Olga, a irmã solteira, progressista e independente –, Mariema – Macha, a irmã recantada e melancólica – e Paula Só – Irina, a mais nova, que anseia casar e sonha com um futuro – trazem as suas memórias em texto declamado.

As ‘Três (Velhas) Irmãs – Uma Memória de Tchékhov’, uma coprodução da Nova Companhia, Teatro Nacional São João e Teatro Nacional D. Maria II, está cena no Teatro Carlos Alberto de quinta-feira a sábado, às 21h00, à quarta-feira, às 17h00, e, aos domingos, às 16h00.

O preço dos bilhetes é 10 euros. Uma hora antes e uma hora depois dos espetáculos, é possível “petiscar” no bar do Teatro Carlos Alberto, para o qual o chef Rui Paula criou uma ementa especial.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação
Etiquetas: CulturaTeatro

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias