Categorias: Nas Notícias

Arcebispo Jorge Ortiga alerta para os perigos de “sobrecarregar os pobres”

Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, alertou para os perigos de “sobrecarregar demasiado os pobres”. O Governo tem de pensar “em todo o povo”, pois mesmo quem nada tem de material “pode dar muito na relação com as pessoas” e ajudar a “vencer dificuldades”.

A austeridade imposta em Portugal tem agravado o sofrimento de muitos portugueses e Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, quis deixar uma mensagem de esperança que também serve de alerta aos governantes. “Que procurem fazer o melhor, porque é essa a sua obrigação, que pensem essencialmente no povo, e em todo o povo, que não sobrecarreguem demasiado os pobres”, pediu o também presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social, durante as cerimónias pascais realizadas em Braga.

O arcebispo estendeu o recado aos mais necessitados, que têm de fazer “um esforço para se libertarem da pobreza através do trabalho”. Quem não tem bens materiais para dar pode contribuir com algo “talvez mais importante, a doação da própria vida”, prestando mais “atenção aos outros, com pequenos gestos, com atitudes, com o acompanhamento dos que estão mais sozinhos, dos abandonados, dos pobres envergonhados”.

Quem menos tem para oferecer é quem pode dar mais “na relação com as pessoas, estando disponível, ajudando, sendo um apoio, uma alavanca para vencer dificuldades”, reforçou Jorge Ortiga, desafiando a sociedade a seguir “mais de perto o exemplo de Jesus Cristo, que foi um comprometido com a realidade social da sua época, fazendo com que os seus discípulos, através do amor e da doação, dessem um contributo para essa sociedade”.

Dentro da sociedade, os cristãos precisam de assumir uma postura mais cívica, de modo a que a fé “não seja um ato meramente intimista, mas tenha repercussões na vida política, económica e social do país”, explicando: “se a fé for um motor de vida, um cristianismo que fala de fraternidade e igualdade deixará ficar marcas na sociedade. Hoje estamos nessa aventura, procurando acreditar que é possível criar um mundo mais justo e mais fraterno”.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias