Categorias: Nas Notícias

António Costa defende que investimento na ferrovia deve manter-se prioridade

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o investimento nos transportes públicos, nomeadamente na rede ferroviária, deve continuar a ser uma prioridade para o país na próxima legislatura.

“Essa tem de ser uma grande prioridade do país. Continuar a investir na ferrovia, continuar a investir no transporte público, porque, só assim, podemos alcançar esta meta de em 2030 termos uma redução de 40 por cento das emissões de CO2, a partir do setor dos transportes”, afirmou António Costa, em Paredes.

Falando aos jornalistas na estação ferroviária de Paredes, na Linha do Douro, depois de ter viajado de comboio a partir de Marco de Canaveses, o líder do PS sustentou que para o país atingir a neutralidade carbónica “não bastam palavras”.

“São essenciais ações concretas, como esta que estamos a fazer no setor dos transportes, que é um dos setores mais responsáveis pelas emissões”, acentuou.

António Costa foi recebido na manhã de hoje, em ambiente de pré-campanha eleitoral, na estação ferroviária por algumas dezenas de apoiantes e vários presidentes de câmara socialistas do distrito do Porto.

Aos jornalistas, recordou os investimentos realizados pelo Governo, na atual legislatura, no domínio do transporte ferroviário.

“Ao longo desta legislatura, quadruplicámos o investimento em transporte público, desde logo no grande investimento na ferrovia”, referiu, indicando, como exemplos, “as ligações aos corredores internacionais, como o corredor Sul, que vai ligar Sines à fronteira, o corredor Norte, que liga Aveiro à fronteira, a Linha do Minho, que já está eletrificada até Viana do Castelo, mas também nos transportes urbanos”.

O secretário-geral socialista sublinhou que também tem sido feito investimento na qualidade da rede, “neste caso concreto na Linha do Douro, já com a eletrificação feita até ao Marco”.

No final do ano, acrescentou, arrancará a eletrificação do Marco até à Régua e, “está previsto já no Programa Nacional de Infraestruturas, que prossiga a eletrificação até ao Pocinho”.

Ao mesmo tempo, sinalizou, foram lançados “vários concursos para a renovação do material”.

“Só relativamente à ferrovia, está aberto um concurso para a aquisição de novas composições e, finalmente, uma medida essencial para a promoção do transporte público e para a melhoria do rendimento das famílias, que foi o programa de redução do tarifário, com a criação do passe único”, referiu.

Essa medida, concluiu António Costa, permitiu que, “por exemplo, nesta linha [do Douro], muitas pessoas poupam por mês quase 100 euros nos custos de transporte para o Porto”.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: António Costahome

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias