Categorias: Fórmula 1

Alonso faz a Ferrari regressar às vitórias no Grande Prémio da China

Fernando Alonso venceu o Grande Prémio da China, disputado este domingo no Circuito de Xangai, e deu à Ferrari a sua primeira vitória do ano no campeonato do Mundo de Fórmula 1.

Esta terceira corrida da temporada jogou-se muito na estratégia e nas escolhas de pneus, com os pilotos que apostaram em fazer a última qualificação e iniciar a prova com pneus macios a levarem a melhor sobre todos aqueles que arriscaram em iniciá-la com as misturas médias.

Lewis Hamilton foi um dos que apostou na primeira opção, mas apesar de arrancar da ‘pole position’ acabou por ver-se suplantado no começo da corrida por um Alonso verdadeiramente ao ataque.

O espanhol da Ferrari, tal como o seu companheiro de equipa Felipe Massa, fez uma largada fulgurante, conseguindo depois afastar-se de toda a concorrência e liderar a prova até às primeiras paragens nas boxes.

Já Sebastian Vettel e Jenson Button, preferiram começar a prova com pneus médios, que tinham a vantagem de durar mais voltas. E assim, enquanto Alonso, Hamilton e Kimi Raikkonen tinham que parar muito cedo devido ao desgaste dos pneus macios, o campeão do Mundo, o inglês da McLaren e também Nico Hulkenberg assumiam as rédeas da corrida na sua fase intermédia.

Só que embora gerissem o melhor possível o desgaste dos pneus médios, Vettel e Button apenas conseguiram adiar o inevitável; parar nas últimas voltas para a inevitável e obrigatória mudança para as misturas mais macias da Pirelli. E quando o fizeram devolveram as primeiras posições a Alonso, Raikkonen e Hamilton.

Depois de ser suplantado pelo finlandês da Lotus na largada, o inglês da Mercedes foi obrigado nas últimas voltas a defender a sua terceira posição com unhas e dentes de um Vettel completamente ao ataque. Mas já foi tarde demais para o alemão da Red Bull garantir o último lugar do pódio.

O tráfego também foi a razão principal para Felipe Massa não ter conseguido aproveitar a boa partida e o excelente desempenho do Ferrari em Xangai, e explica também porque razão o brasileiro acabou a prova atrás de Vettel e de Button.

Já Nico Rosberg e Mark Webber não tiveram a sorte do seu lado, com o alemão a ser traído pela mecânica do seu Mercedes a meio da prova e o australiano da ficar pelo caminho logo nas primeiras voltas, com a caixa de velocidades do seu Red Bull encravada, depois de ter começado a corrida das boxes.

Classificações

Página: 1 2

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias